Doenças respiratórias são mais incidentes no inverno? Entenda

Clima mais frio colabora com a proliferação de vírus e bactérias, aumentando os riscos de contrair doenças como gripes e resfriados

Oscilações climáticas costumam ser porta de entrada para algumas doenças respiratórias, especialmente em quedas de temperatura. É por isso que o inverno acaba sendo um período de maior incidência de alergias, gripes, resfriados, asma, bronquite, rinite e sinusite, pois o ar fica mais carregado com vírus, bactérias e poluentes.

Existem diversos fatores que colaboram com essas doenças nos dias mais frios. Primeiramente, o tempo seco e a baixa umidade do ar, que colaboram com a proliferação dos microrganismos responsáveis por transmitir as doenças respiratórias. O ar frio também colabora com a irritação das vias aéreas, deixando-as mais vulneráveis a sintomas alérgicos e desencadeando reações como coriza e falta de ar.

Outro fator de risco bastante comum nesta época do ano são os ambientes fechados e pouco arejados. Devido ao clima mais frio, as pessoas tendem a deixar portas e janelas fechadas, facilitando a ação dos vírus naquele espaço. É de extrema importância garantir que o ar circule em todos os cômodos da casa, pois isso minimiza as chances de contaminação das vias aéreas.

A higiene pessoal também desempenha um papel crucial nesta época do ano. A começar pelas mãos, é muito comum que as pessoas tenham o costume de coçar os olhos ou o nariz com frequência, mas é preciso ficar alerta! Nossas mãos podem transportar microrganismos para as vias aéreas, então mantenha-as sempre bem limpas, lavando com água e sabão ou utilizando álcool em gel quando não for possível lavar por completo.

Atenção também para a sua hidratação no cotidiano. No frio, é normal se sentir com menos vontade de beber água ao longo do dia, mas estar bem hidratado é fundamental para manter o sistema imunológico funcionando como deveria. Procure garantir a média de dois litros de água por dia e evite beber líquidos muito gelados para evitar um choque térmico no organismo.

Para garantir máxima proteção no dia a dia, é recomendado deixar travesseiros, cobertores e roupas de cama tomarem um pouco de sol antes de usar, principalmente as que estão guardadas há muito tempo (pois essas acabam acumulando microrganismos que desencadeiam crises alérgicas). Para melhorar a qualidade do ar na sua casa, é válido pesquisar onde comprar um purificador de ar, pois é um acessório bastante útil na eliminação de impurezas e redução dos riscos de doenças respiratórias.

O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *