Como agiu o homem preso por desviar R$ 280 mil de empresa onde trabalhava

Por Lorenna Morena

Olá leitores! A semana foi bastante movimentada na 16ª Seccional de Polícia Civil. Entre os casos de repercussão, um serve de alerta aos patrões que confiam demais nos funcionários e aos funcionários que andam fazendo esse tipo de crime.

Na manhã de terça-feira (22), a Polícia Civil de Santarém, por meio da Chefia de Operações da 16ª Seccional Urbana, cumpriu mandado de prisão em desfavor de Thiago Caique Imbiriba Viana, condenado pelo crime de furto mediante fraude.

Sabe aqueles funcionários que você tem na sua empresa, que são de alta confiança, não que você não confie, mas que você vigie. Esse rapaz era um querido na empresa, uma rede de óticas aqui em Santarém, e em 2017, ele ‘surrupiou’ cerca de R$ 280 mil dos patrões.

Ele pagava boletos próprios, pagava as contas próprias, depois mudava todos os dados para dizer que as contas pagas eram da empresa. Um cara superinteligente, mente brilhante, mas que não deu certo viu!

Uma hora dá errado mesmo, ele acabou sendo descoberto. A casa dele já estava toda arrumadinha e com muitos pertences de valor, o que gerou desconfiança. Tá aí, os patrões procederam contra ele e saiu o mandado de prisão. Agora, ele está na cadeia pública de Cucurunã para cumprir os 4 anos e sete meses ao qual foi condenado, o famoso ‘Mente Brilhante’ da empresa.

Para mais detalhes sobre o caso, a reportagem da TV Impacto conversou com o diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil, delegado José Kleidson Castro, que na época, em 2017, presidiu o inquérito que apurou o crime.

“Na época ele era funcionário de uma ótica, e se utilizava da confiança que tinham nele, para desviar valores. Tanto desviava valores, quanto também, pagava boletos bancários de natureza privada/pessoal, utilizando-se da conta bancária da empresa. E no momento de fazer o balanço e demonstrações financeiras, de mostrar os extratos bancários, ele alterava os dados dos arquivos PDFs.  Agora o processo teve fim, com a condenação do mesmo, tendo dado o cumprimento do mandado de prisão, para que possa cumprir a pena que foi determinada pela Justiça”, disse o delegado José Kleidson Castro.

Fiquem espertos!

No sentido de orientar a sociedade, Castro fez o alerta aos patrões e aos funcionários.

“A Polícia Civil alerta para que todos os empresários que deixam seus negócios e finanças na mão dos funcionários mantenham o nível de vigilância e controle, para que não sejam vítimas de uma situação como essa. E também, fica o alerta para quem pratica esse tipo de crime, furto mediante fraude no ambiente de trabalho, de que isso é um crime, um crime grave, inclusive ele pegou mais de 4 anos de prisão. Nenhum dinheiro subtraído é capaz de pagar a liberdade do cidadão, então, se alguém tiver fazendo isso, que se abstenha desse tipo de comportamento, e aos patrões, para que possam aumentar o nível de vigilância, não que não tenham que confiar nos funcionários, mas manter um controle das finanças da sua empresa”.

ADVOGADO É SUSPEITO DE ATROPELAR E MATAR JOVEM EM SANTARÉM

Alberto Janio Souza Silva  é suspeito de atropelar e matar o jovem Lucivaldo Moraes da Silva, 24 anos, na madrugada de sábado (19), na avenida Bartolomeu de Gusmão, bairro Jardim Santarém, em Santarém.

Alberto Júnior Souza Silva, conhecedor da lei, poderia ter feito diferente, mas atropelou e fugiu do local. A defesa dele disse que o mesmo iria se apresentar à autoridade policial.

De acordo com informações, o acidente ocorreu por volta de 4h da madrugada. A vítima foi atingida pelo veículo modelo/marca Ford KA, cor branca.

A placa do veículo (PHJ 5233 / Parintins, AM) foi encontrada no local do acidente. O sistema de videomonitoramento de um comércio registrou o momento do atropelamento.

Em alta velocidade, o veículo atinge Lucivaldo, arrastando a vítima por vários metros, e segue normalmente como se nada houvesse acontecido.

O carro que estaria sendo dirigido por Alberto foi localizado na tarde de sábado, em um terreno no bairro Cambuquira.

A família de Lucivaldo, que era um jovem trabalhador, cobra justiça para mais um caso de morte no trânsito santareno.

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *