Polícia Civil prende homem apontado como líder de facção criminosa no nordeste do Pará
Um homem, apontado como comandante de uma facção criminosa com atuação na cidade de Castanhal, nordeste do Pará, foi preso nesta terça-feira (29), no município de Curuçá, em posse de diversas porções de substâncias entorpecentes, como cocaína e óxi . Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e uso de documento falso.
O Delegado Thiago Dias, Superintendente Regional do Salgado (3ª RISP), esteve à frente da operação policial. “A prisão deste investigado é um desdobramento da operação “Turrin II’, que tem como objetivo combater o crime organizado em Castanhal e municípios próximos. Em julho deste ano, outras três pessoas foram presas, entre elas os antigos comandantes desta facção criminosa”, explicou.
Segundo o inquérito, o suspeito assumiu a função de liderança do grupo criminoso após as prisões ocorridas em 5 de julho deste ano. Ele é indicado como responsável por orquestrar e coordenar a prática de diversos crimes em Castanhal, como tráfico de drogas, roubos, ameaças e extorsões a empresários e comerciantes da cidade.
Desde 2020, com condenação pelos crimes de roubo circunstanciado e associação para o tráfico de drogas. “Além da prisão em flagrante, os agentes da Polícia Civil cumpriram mandados judiciais de prisão preventiva em nome do investigado pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico de drogas e homicídio. A ação aconteceu de forma integrada com agentes do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI/Castanhal), da Delegacia do Centro e da Divisão de Homicídios de Castanhal”, destacou o delegado-geral Walter Resende.
A Polícia Civil reitera a recomendação aos comerciantes vítimas de extorsões que realizem o registro da ocorrência em uma unidade policial próxima. Em caso de omissão, os empresários podem passar da condição de vítima a investigados, pelo crime de financiamento do tráfico de drogas.
Fonte: G1 Pará
Imagem: Divulgação/PC