PMs usarão câmeras corporais durante procissões do Círio 2023
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) apresentou, na manhã da segunda-feira (2), o esquema de segurança que será feito durante o Círio de Nazaré e ao longo do período de procissões e festas.
Um dos diferenciais este ano é que cerca de 200 agentes da Polícia Militar do Pará estarão atuando nas ações de segurança da quadra Nazarena com as câmeras corporais (body Cam) com objetivo de garantir maior veracidade durante as abordagens policiais executadas.
De acordo com o Governo do estado, mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, municipal e federal, além de órgãos parceiros, estarão empregados nas ações da Operação Círio 2023. A operação contará ainda com mais de 1.500 viaturas, motocicletas e tropa montada, visando maior vigilância e policiamento nas vias da capital.
São 18 ações que envolvem a festividade do Círio de Nazaré, incluindo 14 procissões e quatro eventos relacionados ao período da festividade, incluindo a ação de apoio à diretoria da Festa, na “Caminhada dos Romeiros”, que este ano contará com a presença das forças de segurança tanto na Br-316, quanto na Alça Viária, uma das novidades da Caminhada para este Círio.
Câmeras e videomonitoramento
Durante as principais procissões, mais de 60 câmeras de segurança, monitoradas pelo Centro Integrado de Operações da Segup (Ciop) estarão mobilizadas para realizar o acompanhamento e fiscalização dos principais trajetos das romarias e eventos relacionados à Quadra Nazarena. As câmeras também serão espelhadas no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC).
Representantes de vários órgãos estarão no CICC a partir das 7h, da sexta-feira (6), para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento das movimentações dos cortejos que antecedem a procissão do domingo.
No Largo do Redondo, na Avenida Nazaré, será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que servirá de base para as equipes de segurança que estarão monitorando, em tempo real, e com maior celeridade, as principais procissões da festividade que integram esse percurso.
Ações no Círio Fluvial e Moto Romaria
No percurso fluvial serão montados pontos de extração para auxiliar as embarcações em caso de emergências ou eventualidades que venham a ocorrer durante o traslado.
Durante a Moto Romaria, será realizada fiscalização e triagem das motos que participarão do cortejo na manhã do sábado (07). As equipes da Polícia Civil e do Departamento de Trânsito (Detran) farão a “filtragem” das motocicletas no pórtico da segurança pública instalado no início da Av. Marechal Hermes.
Pontos fixos de segurança
Serão instalados 20 pontos de observação no percurso das principais romarias: Trasladação e Círio, de onde agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar estarão observando a movimentação e atendendo a emergências e ocorrências à serviço da população.
Este ano mais de 60 pontos de bloqueio serão realizados, especialmente, nas vias do traslado das principais procissões.
A operação reunirá agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de órgãos parceiros, municipais e federais.
Fonte: G1 Pará