SECA DO RIO TAPAJÓS PODE ISOLAR ITAITUBA

A denúncia é do vereador Peninha que vem acompanhando a situação da seca do Rio Tapajós na região do município de Itaituba. Na manhã de quinta-feira (5), o prefeito de Itaituba, juntamente com o Presidente da Câmara Dirceu Biolchi e representantes da empresa Rodonave esteve in loco verificando a situação da seca do Rio Tapajós em frente a cidade de Itaituba e do Distrito de Miritituba.

Segundo o vereador Peninha, devido inúmeras praias que apareceram no meio do Rio Tapajós a balsa esta tendo dificuldades para travessia neste trajeto Miritituba-Itaituba-Miritituba.

“Uma travessia que antes levava 30 minutos agora está levando mais de 1 hora e assim mesmo, de vez em quando, a balsa encalha em barrancos no meio do rio, sendo necessário o deslocamento de outro rebocador para retirá-la”, disse Peninha.

De acordo com o parlamentar, o prefeito Valmir Climaco de Aguiar já entrou em, contato com o DNIT no sentido de solicitar apoio para que seja feito a dragagem desta parte do Rio Tapajós que está prejudicando a travessia, podendo a qualquer momento a balsa suspender este serviço e com isso Itaituba ficar isolada.

Também, segundo Peninha, o Deputado Federal José Priante, ao tomar conhecimento desta situação esteve com o Ministro dos Portos, Silvio Costa Filho, quando comunicou o fato e pediu apoio para dragagem do Rio Tapajós.

“A situação não é fácil, uma vez que cada dia que passa o Rio Tapajós seca mais e com isso novas praias surgem em frente a cidade de Itaituba”, lembrou o edil. “Temos que fazer alguma coisa, porque senão vai parar o serviço de travessia da balsa e com isso ninguém atravessa tanto de Miritituba como de Itaituba. Enormes filas de veículos vão se formar, tanto em Miritituba como em Itaituba, olha o caos, já pensou”, indagou Peninha.

O vereador ressaltou também este possível isolamento ameaça o abastecimento da cidade.

“Pode encarecer mais ainda a chegada dos produtos na cidade de Itaituba, já que vão ser transportados de Miritituba para Itaituba em pequenas embarcações, gerando novas despesas para o comércio e causando o aumento de preço dos produtos para o consumidor”, afirmou Peninha.

Outra questão, disse o vereador, é  do combustível para abastecer a região de Trairão, Moraes Almeida, Novo Progresso. Os veículos que transportam combustível das distribuidoras em Itaituba não vão atravessar, com isso ocorrerá um desabastecimento na região das comunidades garimpeiras.

O Impacto

 

20 comentários em “SECA DO RIO TAPAJÓS PODE ISOLAR ITAITUBA

  • 8 de outubro de 2023 em 13:30
    Permalink

    Rodonave navegações só quer saber de lucrar, não quer ter gastos com a manutenção do canal de navegação, além de não colaborar com nada com programas social na cidade de itaituba e denunciou os madeireiros que estavam fazendo uma ponte por conta própria na comunidade Jardim do Ouro que iria beneficiar todos daquelas região, agora quer usufruir do dinheiro do poder público para seus próprios interesses, sacanagem isso!

    Resposta
  • 8 de outubro de 2023 em 10:24
    Permalink

    Já vi comentários q essas Balsas são dos Barbalho, daí vcs acham msm q eles vão ter algum interesse em construir uma ponte? Enquanto esse ladrão do Hélder Barbalho estiver no poder nunca vamos ter uma ponte aqui, nunca q esse vagabundo vai parar as balsas dele esse pilantra

    Resposta
    • 8 de outubro de 2023 em 11:20
      Permalink

      Cadê a ponte?!?!

      Resposta
    • 9 de outubro de 2023 em 00:22
      Permalink

      Se fosse construída uma ponte nada disso estaria acontecendo. Tanto é que a construção de uma ponte não está nem sendo falado. Pois resolveria todos os problemas. E quem disse que querem resolver os problemas e deixar de explorar o povo?

      Resposta
      • 10 de outubro de 2023 em 12:27
        Permalink

        Agora era hora de começar a construção de uma ponte aproveitando a seca , mais infelizmente o poder público tá cagando para o povo itaitubense e região que dependem da atravessia , ontem mesmo precisei usar o transporte da balsa que simplesmente tá caótico mais ainda funcionando .
        “Mais a questão é com essa falta de chuva até quando a atravessia irá funcionar “

      • 10 de outubro de 2023 em 17:51
        Permalink

        Enquanto a propina mandar nesses políticos, Itaituba sempre vai ser atrasada.

  • 8 de outubro de 2023 em 09:48
    Permalink

    Parece não haver nenhum interesse do governo do Pará em ajudar a população de Itaituba com a construção de uma Ponte. O itaitubense é muito, muito trabalhador, não merece passar por esse transtorno, que vai onerar ainda mais em seu bolso. Tudo ficará mais caro. Verão, seca tudo, inverno, tudo alaga…será que o governo não sabe disso? O que falta é o governo sair de “Nárnia” e fazer valer aquilo que é melhor para as Cidades paraenses e seus cidadãos. O que traz mais lucro, praticidade e mobilidade para a Cidade de Itaituba, as balsas ou a uma Ponte, ligando Itaituba/Miritituba? O povo sabe a reposta, menos alguns políticos. Enfim, Assim fala o jornalista e apresentador (Datena) “só no sosso, pô”, no deles, nada.

    Resposta
    • 8 de outubro de 2023 em 15:20
      Permalink

      Tudo está interligado com a seca da Amazônia.
      O PROCESSO CLIMÁTICO É UM SÓ..
      DESEQUILIBRIO ECOLÓGICO PELAS DETOAÇÕES ATÔMICAS QUE DURANTE 60 ANO MAIS FE DEZ MIL BOMBAS FORAM DETONADAS EM DIVERSAS PARTES DA TERRA POR DIVERSOS PAÍSES. E ESQUENTARAM AD AGUAS DOS OCEANOS.
      NO CASO DO ” EL NIÑO” QUE USAN INDEVIDAMENTE EIS A CONSEQUÊNCIA DAS DETOAÇÕES EM ATOLON DE MURUROA QUE ESQUENTARAM AS ÁGUAS DO PACÍFICO SUR E ACABARAM COM O ECOSISTEMA. OK

      Resposta
  • 8 de outubro de 2023 em 08:39
    Permalink

    É o homem cavando a sua própria sepultura com a destruição da natureza. Urge províncias dos governos em todas as esferas e conscientização de todos.

    Resposta
  • 7 de outubro de 2023 em 23:34
    Permalink

    Uma ponte resolveria tudo, mas com certeza a concessão das bolsas é de algum político

    Resposta
    • 8 de outubro de 2023 em 09:40
      Permalink

      porra de dragagem fazer é a ponte tirar esses urubu da cidade

      Resposta
    • 8 de outubro de 2023 em 10:59
      Permalink

      A Construção de 2 pontes, a de Belo Monte e a de itaituba, mas pelo visto nunca foi interesse dos baralhos, porque faturam alto com essas balsas, enquanto eles tiverem no poder vai ser sempre assim

      Resposta
  • 7 de outubro de 2023 em 19:19
    Permalink

    Pq não se fala em construir uma ponte para resolver o problema, é uma perca de tempo toda vez que a gente tem que resolver alguma coisa na cidade

    Resposta
    • 8 de outubro de 2023 em 10:50
      Permalink

      As balsas na verdade são do Prefeito de SINOP- Mato Grosso.

      Resposta
      • 8 de outubro de 2023 em 11:55
        Permalink

        Isso é o resultado de décadas de assoreamento que retirou a profundidade do rio.

    • 7 de outubro de 2023 em 23:28
      Permalink

      Chover no molhado,apesar de ser filho não moro mais em Itb, porém essas crises são resolvidas apenas com paleativos, tem um projeto da ponte que atravessa Miritituba/Itaituba e esse projeto salvo engano tem mais de dez anos, porém interesses políticos e empresariais tendem a embargar, visando suas próprias causas e não o bem comum da sociedade Itaitubense, com isso sofre a população em geral com a Lei da canetatada, esse é o nosso Brasil.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *