Tecnologia dos carros pode salvar vidas em acidentes de trânsito
O avanço tecnológico contribuiu diretamente para uma maior segurança no trânsito
O mundo contemporâneo é marcado pela expansão tecnológica em escala exponencial. De fato, a tecnologia transformou a sociedade de distintas formas, em especial na indústria automobilística. Esse setor mudou radicalmente, especialmente no que se refere à própria segurança no trânsito. Em síntese, é possível dizer que os avanços tecnológicos dos carros possuem impacto direto na prevenção de acidentes e na proteção da vida.
O impacto da tecnologia na prevenção de acidentes
Uma das grandes transformações tecnológicas foram os sistemas de assistência à condução, como o controle de cruzeiro adaptativo, a frenagem autônoma de emergência e o alerta de saída de faixa. Trata-se de técnicas que elevaram os padrões de segurança, rompendo os paradigmas enfrentados até suas implementações.
Embora não se mostre aparente, especialmente devido ao costume das pessoas de utilizarem cotidianamente essas ferramentas, esses recursos não apenas auxiliam os motoristas a evitar possíveis acidentes, mas também reduziram significativamente a gravidade das colisões de veículos no trânsito.
Outro avanço tecnológico que deve ser destacado são os airbags e as estruturas reforçadas. De fato, atualmente, essas estruturas tornaram-se um padrão para grande parte dos veículos que circulam no mercado. São apetrechos construídos para proteger os motoristas e os passageiros em casos de acidentes, absorvendo diretamente o impacto, dissipando a energia causada por ele.
Existem veículos mais modernos comercializados em alguns países do mundo que, inclusive, possuem um sistema de comunicação. Essa comunicação entre os carros permite a troca de informações acerca das condições de tráfego, acidentes e demais situações possivelmente perigosas, permitindo uma resposta mais rápida, que, por consequência, tende a evitar colisões.
Além disso, vale destacar as tecnologias de visibilidade aprimorada que também desempenham papel elementar nessa problemática. As câmeras e os sensores, por exemplo, tornaram-se mais comuns na maioria dos veículos, ao contrário do modo que eram construídos os modelos mais antigos.
Esses fatores, por causa e efeito, melhoraram significativamente a visibilidade ao redor dos carros. A partir da redução dos pontos cegos, manobrar tornou-se muito mais fácil, permitindo, também, uma maior visibilidade do todo enquanto se está dirigindo.
Por conseguinte, é importante dar ênfase aos novos sistemas de detecção de pedestres e ciclistas. Atualmente, muitos carros modernos já estão equipados com esses sensores. Inclusive, alguns modelos possuem a capacidade de acionar automaticamente os freios em caso de colisões iminentes.
É inegável, portanto, que o avanço tecnológico transformou o tráfego de carros em termos de segurança. Nesse sentido, no momento de escolher comprar um carro novo, é importante priorizar a compra daquele que ofereça maior segurança durante o dia a dia.
Como os carros zero quilômetro podem possuir preços elevados, existem outros modelos extremamente seguros que podem caber no bolso mais facilmente, como Onix seminovos, um dos carros mais seguros, conforme aponta a avaliação do Latin NCAP. Investir em carros seguros significa investir, também, na vida.
O Impacto
Foto: (Créditos: iStock)