Programa de formação em gestão e negócios para mulheres está com inscrições gratuitas abertas
Curso atenderá 50 mulheres com mais de 18 anos e que tenham exercido alguma atividade empreendedora há, no mínimo, 1 ano
O Dona’s, programa de formação em gestão e negócios para mulheres entrará em sua terceira edição e, para isso, está ofertando 50 vagas para novas alunas empreendedoras. Nas duas últimas edições, mais de 160 mulheres empreendedoras em Juruti, no oeste do Pará, foram beneficiadas, por meio da metodologia desenvolvida pelo Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, uma das marcas da Whirlpool, que apoia o empreendedorismo feminino há mais de 20 anos. Esta terceira edição, está integrada ao projeto Ingá (Indicadores de Sustentabilidade e Gestão na Amazônia).
As vagas são destinadas para mulheres residentes em Juruti e comunidades do município. As interessadas têm até 22 de novembro para se inscreverem pelo formulário. As selecionadas irão receber capacitações em gestão simplificada de negócios e crescimento pessoal por meio de vídeos e atividades enviadas via aplicativo de mensagens e oficinas presenciais.
Para participar, é preciso que a interessada tenha mais de 18 anos de idade, ter exercido alguma atividade empreendedora há, no mínimo de um ano, renda familiar de meio salário mínimo por membro da família, acesso à internet e ao aplicativo WhatsApp, e residir na cidade de Juruti e nos distritos de Castanhal, Tabatinga ou Curumucuri.
Ao término do curso, que terá duração de seis meses, as participantes que tiverem, no mínimo, 85% de presença nas oficinas e entregarem 100% das atividades, serão avaliadas para receberem doação de equipamentos e insumos que possam ampliar sua produção.
“As selecionadas terão aulas sobre gestão financeira, marketing, vendas, formalização e gênero. Nosso objetivo, alinhado ao compromisso com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), é auxiliar mulheres empreendedoras a fazer crescer seus próprios negócios e assim realizar sonhos”, afirma Leda Böger, diretora executiva do Consulado da Mulher.
Apoio
Nesta fase inicial, o programa contará com o apoio local da Associação de Mulheres Trabalhadoras de Juruti, que realizará diversas ações de mobilização na cidade e nas comunidades-polo de Juruti.
Sobre o Ingá
O Projeto Ingá tem uma atuação em diversas áreas e apoia a formação de capital humano, promovendo a autonomia na gestão e liderança do território. Isso inclui a proteção e conservação de florestas nativas, a restauração de áreas degradadas, o apoio ao empreendedorismo e a criação do Observatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do município, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
É implementado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), em parceria estratégica entre Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Alcoa Foundation, Citi Foundation, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e com parceria institucional da Aliança Bioversity & CIAT (Centro de Internacional de Agricultura Tropical) e do Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA). O Instituto Consulado da Mulher se uniu a esse grupo de parceiros e é responsável pela execução do programa de formação Dona’s.
Sobre o IJUS
O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado, é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. Ele tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável (Funjus).
Sobre o Instituto Consulado da Mulher
O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando sonhos em realidade. Incentiva e viabiliza geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoia mulheres que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em 21 anos de atuação, são mais de 38 mil pessoas beneficiadas e mais de 2200 empreendimentos apoiados por todo o Brasil. Outras informações: www.consuladodamulher.org.br.
Sobre a Alcoa Foundation
A missão da Alcoa Foundation é investir onde a Alcoa está presente, estabelecendo parcerias com as comunidades para atender às necessidades locais de maneira sustentável. Nossa estratégia de doações corporativas e esforços direcionados de voluntariado de funcionários estão focados em fazer o melhor para aqueles que vivem e trabalham nos lugares que chamamos de lar. Os esforços filantrópicos da Fundação estão focados no apoio a programas que complementam as iniciativas de sustentabilidade. Trabalhando em conjunto com nossos parceiros sem fins lucrativos, a Alcoa Foundation contribui para programas que protegem e preservam o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove o acesso igualitário à educação e oportunidades de desenvolvimento de habilidades.
Sobre a USAID
A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e catalisadora para solucionar desafios de desenvolvimento. A agência trabalha com atores governamentais, sociedade civil, empresas e comunidades por toda a Amazônia, para conservar a biodiversidade, responder à mudança do clima e melhorar a qualidade de vida.
Sobre a PPA
A Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) é uma iniciativa de ação coletiva multissetorial que visa desenvolver e identificar soluções inovadoras e tangíveis para o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia brasileira. Criada no final de 2017, a PPA busca alavancar investimentos de impacto socioambientais positivos na Amazônia brasileira, compartilhar boas práticas e fomentar parcerias inovadoras que integrem todos os setores da sociedade. Saiba mais em ppa.org.br.
Sobre o Citi Foundation
A Citi Foundation tem como objetivo promover o progresso econômico e melhorar a vida da população mais vulnerável ao redor do mundo, apoiando projetos de parceiros com profundo conhecimento local. Os investimentos são direcionados para projetos que promovam inclusão econômica, oportunidades de trabalho para jovens e inovações que fortaleçam comunidades para que se tornem centros econômicos vibrantes.
Sobre o Centro de Empreendedorismo da Amazônia
O Centro de Empreendedorismo da Amazônia é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na promoção e articulação de negócios sustentáveis com foco na floresta, biodiversidade, serviços ambientais e uso sustentável do solo na Amazônia. O Centro é uma instituição amazônica com forte conexão e conhecimento da realidade social, econômica, ambiental, cultural e institucional da região.
O Impacto