Novembro Azul: 44 homens morrem de câncer de próstata por dia
Como o autocuidado pode ajudar a combater essa doença silenciosa
Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo é alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença.
A iniciativa destaca que 44 homens morrem diariamente no Brasil devido ao câncer de próstata; em 2021, foram 16.055 mortes pela doença, uma estatística que ressalta a necessidade urgente de atenção à saúde masculina.
Os perigos do câncer de próstata e sintomas
O câncer de próstata é conhecido como uma “doença silenciosa”, porque, em seus estágios iniciais, muitas vezes não apresenta sintomas visíveis. Essa característica da doença torna a prevenção e o diagnóstico precoce ainda mais essenciais. A idade é um fator de risco significativo para o câncer de próstata; usualmente, essa doença se torna mais comum em homens com mais de 50 anos, principalmente para aqueles que possuem histórico familiar da doença.
Os principais sintomas do câncer de próstata podem ser vistos no momento de urinar, principalmente quando existe dificuldade, aumento da frequência de idas ao banheiro e até presença de sangue na urina.
Por esse motivo, é muito importante estar atento aos sintomas, por mais discretos que se apresentem, para efetuar um diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.
Tratamento
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é um divisor de águas no tratamento eficaz desta doença. Quando ela é detectada ainda nos primeiros estágios, as opções de tratamento, como cirurgia, radio e quimioterapia e terapia hormonal, têm maior probabilidade de sucesso e redução significativa das chances de reincidência do câncer.
Para identificar a saúde da próstata, é preciso fazer exames rotineiros; atualmente existem diversas maneiras, desde a medição do jato de urina, ultrassom, exames de sangue até o exame de toque retal.
Vale ressaltar que o exame de toque é o mais preciso das opções e que não deve ser encarado como um obstáculo, por conta de machismo ou preconceitos, que impeça a detecção de uma doença possivelmente mortal.
O autocuidado é muito importante
É de conhecimento geral que os homens se cuidam menos do que as mulheres, e muitas vezes no quesito autocuidado deixam a desejar. No entanto, é preciso salientar que o autocuidado, além de melhorar a aparência e os hábitos, faz com que a forma de pensar seja mudada e o homem tenha mais interesse em buscar ajuda médica.
O autocuidado vai desde a adoção de uma alimentação balanceada, com abundância de frutas e legumes, prática de exercícios físicos e mentais, regulação de sono, busca por auxílio psicoemocional até cuidado com a higiene, como banhos diários, roupas novas e limpas, como kits de cueca Zorba, cabelo limpo e unhas aparadas.
Pode parecer óbvio, mas existe uma boa parcela da população masculina que negligencia o autocuidado até com o banho; se a pessoa não toma banho todos os dias, quem dirá que vai se preocupar com uma doença silenciosa? Por isso, é muito importante que a cada ano sejam mais eficientes as campanhas de conscientização para aumentar o número de diagnósticos contra essa doença.
O Impacto
Foto: (crédito: divulgação istock)