Dados da Segup mostram queda de 63% no roubo de veículos e de 41% em transporte coletivo no Pará
Os grandes investimentos em policiamento ostensivo e a aquisição de tecnologias para ampliar a fiscalização viária, garantiram ao Pará, mais uma redução do crime de roubo de veículos. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), o Pará registrou no período de janeiro a novembro de 2023 a redução de 63% na taxa de ocorrências, em relação ao mesmo período de 2019. A prática de roubos a transportes coletivos também apresentou queda de 41%.
De acordo com a análise apresentada pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, o Pará registrou, de janeiro a novembro de 2023, cerca de 1.376 roubos de veículos. No mesmo período de 2019, foram 3.689 delitos.
A Segup destaca que a principal ferramenta no combate à prática de roubos a veículos tem sido o uso ampliado de tecnologias como o reconhecimento de placas veiculares presente nas câmeras de videomonitoramento, aponta o secretário titular da Segup, Ualame Machado.
“Principalmente pelas câmeras de reconhecimento de placa veicular, que identificam os veículos roubados. Uma estratégia de realmente não só evitar os furtos, mas também de conseguir recuperar rapidamente o bem subtraído, o que dá à população uma percepção de segurança, mas que demonstra para quem pretende roubar e furtar veículos no Pará, que este crime está sendo coibido muito fortemente, o que leva a essa redução”, enfatiza o secretário.
Referência nacional no combate a roubos de veículos
O Pará tem se destacado neste combate com reconhecimento nacional. O Pará foi o segundo estado da região Norte a obter o melhor índice por taxa de 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do Tocantins, na 17ª Edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre deste ano.
Neste mesmo estudo, o ano de 2022 obteve redução de 22% em relação a 2021, no período compreendido de janeiro a dezembro. Outro levantamento, desta vez, de uma seguradora de veículos, apontou o Pará como o melhor Estado brasileiro para se ter um veículo.
“O Pará tem apresentado números significativos de redução de roubos de veículos, a ponto de ter sido considerado, há pouco tempo, o Estado mais seguro para se ter veículo no Brasil. Justamente pelas estratégias montadas, pela integração das forças, pela vigilância das nossas rodovias nas divisas do Pará”, destaca o titular da Segup.
O Pará fechou o mês de novembro de 2023 com bons resultados no combate à criminalidade. De 1º a 30 do mês, foram 95 roubos a veículos, sendo 67 a menos que em novembro de 2022. Uma redução de 41,3%. No comparativo com novembro de 2019, que registrou 298 roubos a veículos, a taxa de redução fica em 62%, sendo 203 registros a menos.
As estratégias da presença e do reforço policial vêm contribuindo para a queda nos registros de roubos a coletivos. No acumulado deste ano foram 30 ocorrências contra 51 registradas no mesmo período de 2022, uma redução de 41,1%.
Ao comparar com o ano de 2019, com 463 registros, a taxa de redução alcança 94%. Novembro de 2023 teve 5 registros em todo o Pará, 8 a menos que em novembro de 2019, com 13 ocorrências. A redução é de 62%.
Fonte: Agência Pará