PF cumpre mandados em Santarém e Novo Progresso contra organização criminosa que provocou o maior desmatamento na Amazônia
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de quarta-feira (6), a Operação RETOMADA II visando desarticular organização criminosa voltada à realização de fraudes para invadir e desmatar terras da União. Estima-se que tenham sido “grilados” cerca de 22 mil hectares que, em boa parte, foram objeto de desmatamento para a inserção de gado.
Foram cumpridos 11 (onze) mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Santarém, Novo Progresso, no Pará, e Sinop e Peixoto de Azevedo, no Mato Grosso, em face de engenheiros, empresários e servidores públicos do estado do Pará que, junto a uma família de agropecuaristas, possivelmente fazem parte da organização criminosa.
Duas empresas de regularização fundiária também foram alvo, bem como o escritório de uma advogada que teria acesso privilegiado a autuações e embargos realizados por uma autarquia ambiental federal.
Como agiam os criminosos
Durante as investigações identificou-se que empresas, por meio de seus sócios e funcionários, teriam fraudado cadastros de áreas públicas da União através da inserção de dados falsos em sistemas e falsificação de documentos. Os funcionários das empresas atuavam, ainda, no planejamento e acompanhamento em tempo real do desmatamento.
A advogada mencionada também é investigada por, supostamente, negociar o pagamento de propina a servidores públicos estaduais que teriam flagrado o desmatamento ilegal.
A Justiça Federal também decretou o sequestro de aproximadamente R$ 116.000.000,00 (cento e dezesseis milhões de reais), nove imóveis, além do afastamento das funções dos servidores públicos e da advogada.
Cerca de 80 policiais participam da operação.
Importante anotar que ainda no ano de 2023, no mês de agosto, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da Operação RETOMADA. Oportunidade na qual foram cumpridos 03 Mandados de Busca e Apreensão nos municípios de Novo Progresso/PA e Sinop/MT, sequestro de veículos, cerca de 20 imóveis, sendo 11 fazendas, bem como a indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado.
O Impacto com informações da PF
Kkkk cada comentário. Nós últimos 4 que causou tudo isso. Desde o século passado existe esses problemas. Agora tem analfabeto que diz que a culpa é de 4 anos atrás. Infelizmente, tem gente que não estudou o suficiente e vem falar asneiras. Os problemas sempre existiram e vai continuar, independente de quem esteja conduzindo o governo.
Kd a reportagem da visita da PF também a casa do Delegado Jardel? Com a palavra o Impacto.
E meus amigos,,, só vai pra cadeia quem não e aliado dos BARBALHOS!! AFINAL SAO TODOS FARINHA DO MESMO SACO!!!
Foi só o chefe da facção ser Empoçado, começou os crimes aparecerem, e olha só 11 meses de desgoverno
Na epoca do bozo ele mudava o delegado e ficava tudo no off. Ta com saudade é???
E ainda tem gente que morre de amor pelo bozo,o pai de td isso aí.
Uma pessoa cometer crime e a culpa é do Bomsonaro. É muita ignorância de sua parte pensar assim. Já imagino o tipo de eleitor que você é..
So relembrando que na epoca do bozo ele mudava o delegado da pf kkkkkk
Vai ser necessário muito trabalho para concertar pelo menos parte do que foi destruído nos últimos 4 anos.
Também não será fácil estancar a sangria, vez que muitos setores da sociedade estatal estão contaminados, inclusive Os que teriam a função de coibir e até de punir os criminosos.
Mais vamos em frente, a sociedade civil tem que engajar nessa cruzada contra esses criminosos, muito a deles revestidos de poder político e com imunidade parlameparlamentar.
P.F ,, VENHAM NÓS AJUDAR?,, vamos estender essa ação na area da Castela aqui em Santarém, tem uma empresa que está fazendo documento, em São Bernardo do Campos em São Paulo , de uma área imensa , da CURUAUNA , ATÉ O QUILOMBO BOM JARDIM e o juiz daquela comarca está imitindo ordem para serem cumpridas aqui em santarem, e a vara agrária aqui de santarem disse que é INCOMPETENTE pra resolver esse imbróglio..
Só podemos contar com vcs,,