Em arrancada heróica, Palmeiras é campeão Brasileiro; Vasco vence e foge do rebaixamento; Santos perde e é rebaixado: a última rodada do Brasileirão

O Palmeiras é duodeca campeão! A equipe do técnico Abel Ferreira empatou com o Cruzeiro por 1 a 1 na quarta-feira (6), no Mineirão, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, e confirmou o bicampeonato consecutivo e o 12º título do Nacional na história do clube.

PUBLICIDADE

Endrick, grande nome da arrancada palmeirense na reta final, marcou o gol alviverde e Nikão deixou tudo igual. Foi o 11º do atacante de 17 anos no campeonato, em uma campanha que será lembrada principalmente pelos dois gols que marcou na virada histórica sobre o Botafogo, por 4 a 3, no Estádio Nilton Santos.

Com o título, Abel Ferreira conquista o seu nono título pelo Verdão, ultrapassando Vanderlei Luxemburgo e se isolando como o segundo técnico mais vencedor do Palmeiras, atrás apenas de Oswaldo Brandão, que foi campeão dez vezes.

Após a eliminação na semifinal da Copa Libertadores, para o Boca Juniors, o time do treinador português entrou no seu pior momento da temporada. Fora do torneio continental, via o Botafogo com ampla vantagem no Brasileirão e uma mão na taça.

Abel Ferreira, inclusive, foi criticado por boa parte dos torcedores por não colocar Endrick como titular no jogo de volta contra o Boca, no Allianz Parque.

Apesar da resistência do treinador, que relutou em escalar o jovem atacante, o menino criado nas categorias de base alviverdes mostrou que a aposta por tê-lo entre os titulares valeria a pena.

Este é o primeiro bi consecutivo do Palmeiras no Campeonato Brasileiro desde a dobradinha em 1993 e 1994. Mais uma taça para a galeria de Abel Ferreira, com a assinatura de um garoto de 17 anos chamado Endrick.

Vasco vence Bragantino e escapa do rebaixamento

O Vasco evitou o quinto rebaixamento de sua história após vencer por 2 a 1, de forma dramática, o Red Bull Bragantino em São Januário. O gol da permanência saiu aos 37 minutos do segundo tempo, com Serginho.

PUBLICIDADE

Com o resultado, o Santos foi rebaixado pela primeira vez no Brasileirão.

O Vasco abriu o placar no primeiro tempo, com gol de Paulinho. Na segunda etapa, Léo Ortiz empatou para o Massa Bruta. Naquele momento, o Vasco estava sendo rebaixado.

Porém, o gol chorado de Serginho, quando o Vasco tinha um a mais em campo, foi suficiente para livrar o clube carioca, que só dependia de si. O Vasco chegou a 45 pontos e terminou o Brasileirão na 15ª posição.

Santos perde para o Fortaleza e é rebaixado pela primeira vez na história

O Santos vai jogar a Série B pela primeira vez em sua história. A derrota por 2 a 1 para o Fortaleza na quarta-feira (6), na Vila Belmiro, decretou o rebaixamento do clube santista. Marinho e Lucero, pelo Fortaleza, e Messias, pelo Santos, fizeram os gols da partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Além da derrota para o Fortaleza, seus dois adversários diretos, Vasco e Bahia, venceram na rodada. Com a combinação de resultados, o Santos terminou o Campeonato Brasileiro na 17ª posição com 43 pontos. O Fortaleza, com 54 pontos, acabou em 10º, com vaga na Copa Sul-Americana de 2024.

O apoio da torcida, neste jogo e nos últimos meses, apesar das péssimas atuações e do risco de queda, não foi suficiente para evitar o desastre. Nesta quarta muitos torcedores receberam o elenco com festa antes do confronto, mas o choro foi recorrente ao apito final de Leandro Pedro Vuaden, com objetos arremessados e invasão de campo.

E o gol que decretou a queda teve a lei do ex, aquela que diz que alguém que já vestiu sua camisa vai marcar contra você. Marinho, destaque na campanha do vice-campeonato da Libertadores de 2020, deixou o Peixe no início de 2022, foi para o Flamengo, e hoje está no Fortaleza.

E foi dele o gol, aos 38 minutos do primeiro tempo, em um lance que representa toda a péssima campanha santista no Brasileiro: um escanteio ofensivo, no rebote Pochettino ficou com a bola e lançou Marinho, percebendo, talvez, que não havia cobertura.

Fonte: CNN

O atacante entrou livre na área e só deslocou João Paulo. Marinho comemorou com o tradicional gesto de mão no ouvido, pedindo mais vaias, as mesmas que ouviu antes de a bola rolar.

Messias deu esperança

Marcos Leonardo, que havia tido problemas de comportamento ao se atrasar em um treino, foi titular. Soteldo, outro importante nome, também. Mas ninguém conseguiu produzir com eficiência, algo que foi corriqueiro em 2023.

O técnico Marcelo Fernandes fez trocas ainda no primeiro tempo, após levar o gol e com notícias ruins chegando do Rio e de Salvador.

Mas foi um zagueiro, Messias, de cabeça, no começo do segundo tempo, quem deu esperança da virada, que salvaria o time, ao marcar de cabeça após um cruzamento de escanteio. A Vila explodiu, com vários torcedores focados pela imagem da transmissão oficial chorando muito.

A virada, porém, jamais chegou, e o time ainda viu Lucero marcar, quase do meio de campo, após saída errada desesperada de João Paulo, aos 50 minutos do segundo tempo.

Santos 1 x 2 Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *