Prefeitura de Santarém e Polícia Militar formam 27ª turma de alunos Proerd
A Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação (Semed), em parceria com a Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Regional I (CPR-I), realizou na tarde de quarta-feira (6) a solenidade de formatura da 27ª turma de alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
O evento, realizado na Igreja da Paz Church Central, na avenida Borges leal, bairro Aparecida, contou com a presença da secretária de Educação Maria José Maia da Silva, do Comandante do CPR-I, Cel. QOPM Tarcísio Morais da Costa e outras autoridades civis e militares, além da equipe escolar e familiares.
Neste segundo semestre, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, currículo do 5º ano “Caindo na real”, baseia-se no modelo de tomada de decisão Proerd afim de que as crianças e os adolescentes possam fazer escolhas responsáveis, tornando-os seguros e confiantes diante de situações de risco.
Ao todo, 10 escolas municipais participaram, sendo 8 da grande área do Santarenzinho (Olindo Neves, União Libertadora, Eilah Gentil, Wilson Fonseca, Aldo Ferreira, Dom Lino Wombommel, Santa Luzia e Ecila Nobre) e 2 da região do Eixo Forte (Boa Ventura Queiroz/São Braz) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Cucurunã).
Os alunos formandos fizeram juramento perante a sociedade de se manterem longe das drogas e não praticar a violência.
“É um a experiência única para nossos alunos sabendo que eles vão levar esses conhecimentos pra vida e repassar para seus colegas e familiares os ensinamentos do Proerd e para nós como Semed o evento foi maravilhoso e só tenho que agradecer à todos que apoiaram o evento”, destacou Mara Nicolau, que lidera o Programa na Secretaria.
Este é programa da Policia Militar do Pará que tem por finalidade a prevenção primária, aumentando os fatores de proteção das crianças com a informação para que diminuam os fatores de risco, ressaltou o Comandante do CPR-I, Cel. Tarcísio Moraes.
A secretária de Educação Maria José Maia da Silva lembrou que o Proerd é um Programa que atua em regime de cooperação entre a Prefeitura, por meio da Semed e Polícia Militar.
“Prevenir é melhor que remediar e esse é o propósito do Programa, preparar as crianças para resistirem às mazelas impostas pela sociedade no dia a dia, a criança, com essa conscientização estará melhor preparada para enfrentar esses problemas. Além disso, essas crianças agora serão multiplicadoras dessa mensagem pra suas famílias, pra sociedade e, sobretudo, nas suas escolas”, finalizou. (com informações da PMS)
O Impacto