Ufopa aprova criação do curso de Licenciatura em Matemática

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), aprovou durante sua última reunião, realizada no dia 6 de dezembro de 2023, a criação do novo curso de Licenciatura em Matemática e o Projeto Pedagógico do Curso (PCC). Com 40 vagas anuais, o novo curso será implementado, a partir do próximo ano, em Santarém (PA), pelo Instituto de Ciências da Educação (Iced), em substituição à Licenciatura Integrada em Matemática e Física.

O novo curso tem por objetivo formar professores de Matemática, com domínio dos conhecimentos específicos da área, para o ensino da disciplina na Amazônia, respeitando as peculiaridades regionais, visando contribuir com o desenvolvimento da Educação Básica na região, mas que também possam atuar em qualquer outra região do país.

Com um corpo docente qualificado, com titulação de doutorado ou mestrado, a nova licenciatura terá duração de quatro anos, a ser integralizada com 3.285 horas de atividades acadêmicas, distribuídas em oito semestres letivos. Serão ofertadas anualmente 40 vagas, alternando nos turnos matutino (anos pares) e noturno (anos ímpares).

“O curso de Licenciatura em Matemática da Ufopa surge da necessidade de suprir a demanda de profissionais qualificados para atuarem com excelência no ensino de Matemática na Educação Básica. A estrutura curricular do curso busca articular teoria e prática desde o início da formação do futuro professor”, afirma o professor Emerson Silva de Sousa, que integra o corpo docente do curso.

Segundo o professor, a Licenciatura em Matemática contemplará os três pilares da educação superior: Ensino – desenvolvido na sala de aula por meio de aulas teóricas e práticas; Pesquisa – por meio dos projetos, programas e grupos de pesquisa; e Extensão – atividade desenvolvida por meio dos projetos e programas de extensão.

“Para isso, o curso conta com três laboratórios de informática, um Laboratório de Aplicações Matemática (Lapmat) e um Laboratório de Ensino de Matemática (LAM), onde são desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão, além de programas institucionais de bolsas de incentivo à docência como o Pibid e o Programa de Residência Pedagógica (RP)”, afirma.

O egresso do curso deverá apresentar ampla formação acadêmica em temáticas teóricas e práticas, o que implica vasto domínio tanto nos conhecimentos matemáticos em si, como nas metodologias diversas de abordagem, a fim de mediar, orientar e auxiliar a construção do conhecimento matemático dos estudantes da Educação Básica que transcenda o espaço da sala de aula e da escola. “Além disso, o egresso estará preparado para ingressar na pós-graduação, especialmente no mestrado em Educação em Ciências e Matemática da Ufopa, ainda em construção, ou de outras instituições”.

Grupo de Trabalho de criação do curso de Licenciatura em Matemática

Prof. Dr. Cássio André Sousa da Silva

Prof. Dr. Emerson Silva de Sousa

Prof. Dr. Hamilton Cunha de Carvalho

Prof. Dr. Sebástian Mancuso

Prof. Dr. José Ricardo e Souza Mafra

Prof. Dr. Sérgio Silva de Sousa

Prof. Dr. Mário Tanaka Filho

Profa. Dra. Lilian Cristiane Almeida dos Santos

 

Fonte: Ascom/Ufopa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *