De acordo com dados da Segup, metade dos municípios do Pará estão há mais de 30 dias sem crimes violentos
Dos 144 municípios paraense, 74 estão há mais de 30 dias sem registrar Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados foram apresentados, na última terça-feira (19), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).
Conforme apontam os indicadores de criminalidade, cidades como Faro, Curuá e Magalhães Barata, por exemplo, estão há mais de 800 dias sem registros de crimes violentos.
A redução dos índices de criminalidade no Pará é uma realidade que vem se mantendo constante ao longo desses cinco anos. Fruto de realizações e investimentos significativos na segurança pública, além de estratégias voltadas ao enfrentamento da violência em todo o Estado, conforme destaca o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“Todo um trabalho de construção, baseado em investimento, inteligência, e sobretudo, na integração das forças de segurança estão refletindo nos indicadores de criminalidade e no combate à violência em todo o Estado. Os números são resultados das fortes ações adotadas, de forma preventiva, além de uma maior eficiência e celeridade nas elucidações dos casos, com uma pronta resposta para a sociedade. Isso prova que estamos no caminho certo e continuaremos cada vez mais trabalhando para que todo o território paraense possa contar com a paz social que tanto buscamos”, disse.
Ações – Desde o ano de 2019, inúmeras ações estão sendo realizadas com a finalidade de reduzir a criminalidade, tanto na Região Metropolitana de Belém, quanto no interior do Estado, a exemplo do projeto “Segurança Por Todo o Pará”, que tem como objetivo fortalecer as ações de segurança do interior do Pará, em conformidade com o modelo de ações ostensivas adotadas pelas polícias para o enfrentamento à criminalidade na Região Metropolitana de Belém.
Municípios – Salinópolis, Igarapé-Miri, Salvaterra, Moju, estão há 50, 42, 58 e 85 dias, respectivamente, sem nenhuma ocorrência registrada de CVLI. Outras cidades apresentam mais dias sem registros, a exemplo de Faro, (1050), Curuá (863), Magalhães Barata (816), Muaná (571) e Limoeiro do Ajuru (448). No total, 74 cidades não registram CVLI há pelo menos 30 dias. Os dados foram avaliados no período de 31 de janeiro de 2021 a 17 de dezembro de 2023.
Investimentos – A aquisição de novas lanchas, entre elas as lanchas blindadas, a nova Base Fluvial Integrada de Segurança, as operações ostensivas, novos armamentos, novas viaturas, capacitação e qualificação do agentes, criação de novos concursos públicos estão entre as ações executadas pela Segurança Pública, por meio do governo do estado, para o combate à criminalidade, e como consequência a redução dos índices, como pontua o titular da Segup, Ualame Machado.
“Figuram nessa lista municípios como Igarapé-Miri, onde reunimos grandes operações para enfrentar a criminalidade, o que compromete toda a região do Baixo Tocantins, e hoje, não registramos crimes violentos há mais de 40 dias. Isso mostra que o caminho que planejamos está correto”, afirmou o secretário.
O secretário ainda complementou: “Conseguimos um alto investimento em novos equipamentos para as tropas. Criação de concursos públicos para incrementar e fortalecer o efetivo, especialmente no interior. A ação intensiva dos setores de inteligência e maior integração entre os órgãos, são um dos principais pontos para que alcançássemos os índices de redução que estamos demonstrando, além de um trabalho constante e integrado que nos permite atuar de forma coordenada para garantir maior segurança a todos os paraense”.
Fonte: Agência Pará