Por que é preciso ter diferentes formatos de pagamento no seu negócio?

Vários formatos de pagamento vêm surgindo com o passar dos anos, e aderir a eles pode acabar sendo um diferencial perante a concorrência

A tecnologia está cada vez mais atrelada ao comércio, e com isso, foram desenvolvidas várias formas de pagamento. Isso acabou fornecendo aos estabelecimentos novas formas de conquistar o público e até mesmo de fidelizar clientes.

Porém muitos comércios não dão a devida atenção para essas novas formas de pagamento, e acabam ficando para trás na concorrência, já que não conseguem renovar a sua base de clientes. Isso ocorre porque ficam somente em um perfil pequeno, sem chances de expandir para novos mercados, e muitas vezes, pode até mesmo levar à falência.

Esse motivo faz com que seja essencial prestar atenção nas movimentações do mercado e estar preparado para novas tecnologias que possam surgir, que facilitam não somente a vida do cliente, mas também do seu próprio estabelecimento.

Quais são as principais formas de pagamento atualmente?

Hoje em dia, existem diversos caminhos para os clientes conseguirem efetuar uma compra. Entre eles, estão:

Transferência bancária

Dinheiro em espécie

Link de pagamento

Cartão de crédito

Carteiras digitais

Cartão de débito

Boleto bancário

Voucher online

WhatsApp Pay

Cartão da loja

Crediário

Pix

Por que ter essas formas de pagamento?

Ter um maior leque de opções de compra pode acabar resultando em uma melhor experiência para os consumidores do que eles teriam em outros estabelecimentos. Isso pode até mesmo criar uma espécie de fidelização.

Além disso, esse tipo de movimento pode acabar expandindo o seu comércio para outros públicos, expandindo assim o seu raio de atuação e, consequentemente, aumentando as suas vendas.

É preciso ter todas essas formas de pagamento?

Querer conquistar novos clientes não quer dizer necessariamente que você precise aderir a formas de pagamento que não sejam vantajosas para o seu negócio. É preciso entender as necessidades dos seus consumidores e atendê-las dentro do alcance do seu negócio, evitando assim prejuízos.

Esse tipo de preocupação é devido às taxas cobradas para cada formato de pagamento, fazendo com que muitos não sejam vantajosos de aderir. Fora que o prazo de recebimento destes valores também difere entre eles. São pontos muito importantes de se atentar no momento de procurar aderir a um serviço.

Por conta disso, é importante conhecer bem o seu negócio, comparar taxas e ver quais demandas dos clientes são compatíveis com os objetivos do seu comércio.

O clássico pagamento por boleto ainda é uma opção?

Antes mesmo de existir o cartão de crédito, o pagamento por boleto era uma das opções mais viáveis para lojas e clientes. Mas não se engane, ainda é uma excelente opção para quem não possui cartão de crédito.

Hoje em dia, o mercado também disponibilizou a opção de boleto parcelado, que oferece aos consumidores uma forma mais “leve” de conseguir efetuar suas compras, sem comprometer grande parte da sua renda de uma vez só.

Portanto, oferecer diferentes meios de pagamento aos clientes pode ser vantajoso para conquistar mais público e expandir suas operações. Porém, é preciso ter cuidado ao selecionar qual formato irá aderir, por conta de taxas e prazos de pagamento. Resta agora somente colocar na ponta do lápis e escolher a melhor opção para o seu negócio.

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