Polêmica – Consumidores questionam fiscalizações da Equatorial Pará durante a madrugada

Moradores do município de Porto de Moz, indignados com a situação, estão questionando a ação da concessionária de energia. Segundo eles, a Equatorial Pará está realizando supostas inspeções/fiscalizações nos medidores de consumo durante a madrugada.

O vídeo encaminhado à reportagem mostra uma das situações, registrada por volta de 1h47 de terça-feira (20). Confira:

Os consumidores dizem que o procedimento pode representar uma fragilidade na relação de consumo, já que não há presença de um representante da unidade consumidora que possa acompanhar a fiscalização.

“Como vamos ter a certeza de que ao invés de inspeção, na verdade, não estaria violando os relógios”, questiona um dos consumidores, que também dizem, que após a inspeção, a empresa não apresenta relatórios.

Defensoria pede explicações

Em 2022, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas pediu à Equatorial que apresentasse explicações sobre a forma que a empresa realiza procedimentos de investigação e fiscalização de irregularidades no município de Arapiraca.

Assim como em Porto de Moz, supostas fiscalizações realizadas por funcionários da empresa, durante a madrugada, assustaram as pessoas e geraram polêmica.

Por isso, a defensora pública Bruna Cavalcante oficiou a Equatorial para que prestasse informações sobre como funciona a fiscalização nas unidades consumidoras da cidade.

A defensora pública reforçou, na época, que “é importante que os consumidores estejam atentos, pois os procedimentos fiscalizatórios, embora possam ocorrer, devem respeitar a legislação, inclusive no que diz respeito ao contraditório e à ampla defesa”.

 Nota de posicionamento da Equatorial

A Equatorial Pará informa que a equipe vista em Porto de Moz, durante a madrugada de terça-feira, 20, estava realizando uma reativação do fornecimento de energia elétrica na referida residência das 23h57 às 00h56.

A mesma equipe precisou se deslocar para atender uma ocorrência de urgência em outro endereço e retornou à residência do cliente para averiguar se tudo estava normalizado, momento registrado nas imagens que circulam na internet.

A Distribuidora reforça o compromisso da transparência com seus consumidores e reforça aos clientes que sempre procurem os canais de atendimento oficiais para relatar quaisquer ocorrências. Os canais são: agências ou postos credenciados; aplicativo Equatorial Energia; 0800 091 0196; o site www.equatorialenergia.com; ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.

O Impacto

6 comentários em “Polêmica – Consumidores questionam fiscalizações da Equatorial Pará durante a madrugada

  • 25 de fevereiro de 2024 em 12:38
    Permalink

    Na minha casa em ananindeua Pará. Eles cortaram outro dia sem ter ninguem em casa e com a minha filha doente precisando fazer nebulização. Ai no outro mês apareceram e nos pagamos em uma segunda feira e na sexta ja apareceram novamente e minha sogra falou que nos iriamos pagar na segunda feira que é quando recebemos nosso pagamento e ue tinhamos acabado de pagar um papel no inicio da semana e o mesmo falou que iria é levar o ramal todo. E o mesmo arrancou o fio todo deixando um pedaço pendurado parecendo que seria para verem que estava cortado. Isso é uma falta de respeito com o consumidor .

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2024 em 20:04
    Permalink

    Eles fizeram isso na minha casa, só que era meio dia, quase eu ligo pra polícia militar, pois todo procedimento desse tipo , o proprietário tem que ser informado, e na verdade, o que esses sugadores fazem, é por gato e depois vão alegar que acharam na sua unidade consumidora.

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2024 em 13:56
    Permalink

    Em Santarém, na casa de minha amiga,na rua Diamantino, 6 da equipe da equatorial a abordaram alegando que na casa havia gato, só se for gato de 4 patas ,e fizeram a mesma desembolsar uma quantia naquele mesmo instante. Como eu estava naquele momento, não permiti que a dona da casa desse o valor que eles pediram. Pareciam mais bandidos do que agentes da empresa. Falta de respeito. Na semana seguinte ,a mesma procurou a agência. Agora achei muito estranho ,de onde surgiu esse gato. Desconfio que eles mesmo implantaram . Tem bandido pra tudo .

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2024 em 13:28
    Permalink

    Já aconteceu aqui em Marabá/PA, eu vi eles colocando a éscada no muro do vizinho 5h da manhã, e se o vizinho atira e mata, pesando que é ladrão, isso é muito comum,

    Resposta
  • 23 de fevereiro de 2024 em 06:03
    Permalink

    Tenho imóveis alugados em. Ananindeua nas fiscalização estão quebrando as tampas dos medidores canso de ver tampas jogadas no chão .
    Uma inquilina foi abordada pelo consumo de um mês baixo motivo viagem disseram que ela tinha Sebastião de Souza Oliveira provar só que que não tinha os canhotos de passagens .
    Porque não procuram o consumidor quanto ao aumento absurdo na mediação do relógio

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2024 em 15:45
    Permalink

    A Equatorial tem uma arbitrariedade muito grande. Inclusive na forma de abordar as pessoas. A casa do pai de um amigo, localizada em Alter do Chão -PA, ficou fechada durante três anos. Tem provas disso. Este amigo, que morava em outra cidade, JURUTI -PA, negociou a casa com o pai dele e montou uma pousada. A Equatorial simplesmente cobrou os três anos que a casa ficou fechada, dizendo que este meu amigo fez gato…e cobrou na conta… apesar de estar justiça, ele tem que pagar…acusou ele de ladrão…e tem outras situações absurdas… é isso…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *