Morre o empresário Manoel Ivair Chaves
A família do empresário Manoel Ivair Chaves confirmou seu falecimento na manhã de segunda-feira (18).
Velório:
18/03 (18h) – Pax Jardins, situado na Trav. Moraes Sarmento, entre as Avenidas Mendonça Furtado e Presidente Vargas, bairro Santa Clara.
19/03 (8h) – Igreja São Sebastião
Sepultamento:
19/03 (16h) – Cemitério Nossa Senhora dos Mártires
A história do empresário de 84 anos, casado com Veleida Lima, se confunde com a história do Grupo Chaves, um conglomerado de empresas destaques em Santarém e Região, entre elas: a antiga Maicá Diesel (Concessionária Volkswagen Caminhões – MAN Latin América), com sede às margens da avenida Cuiabá, no bairro Esperança; Fazendas Santana; Automic Tratores Valtra e Implementos Agrícolas; e Incorporação Imobiliária Cravo do Maicá.
Além de cuidar muito bem de suas empresas, Manoel Ivair Chaves, exerceu diversas funções com objetivo de contribuir para o desenvolvimento de nossa região:
Vice-Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Pará, onde representou diversas vezes a região Oeste do Pará e trazendo conhecimentos como atualizações de gado de corte e inseminação artificial de Minas Gerais e I Simpósio de Grãos em Goiás.
Presidente do Sindicato Rural de Santarém, sendo um de seus Fundadores, realizando vários trabalhos, entre eles, a entrega nas mãos do então Presidente da República João Figueiredo, juntamente com produtores de toda a região, de um dossiê técnico das viabilidades rurais da região, como a abertura da PA 370 de Santarém a Medicilândia na Transamazônica, com 200 km a menos, onde o objetivo principal seria levar cana-de-açúcar para Usina de Abraham Lincoln e trazer calcário, entre tantos outros benefícios daquela época.
Presidente da Associação Comercial de Santarém. Entre muitos feitos realizou: o I Seminário de Geração de Empregos e renda para a região; Fundou o Conselho da Mulher Empresária; representou o comércio local e agradeceu por toda comunidade santarena ao governador Aldemir Gabriel a inauguração do Linhão do Tucuruí para a região; recebeu a primeira carreta de soja pela rota da BR-163 a ser escoada por Santarém vinda do Mato Grosso; trouxe também o Governador Almir Gabriel para a primeira colheita de soja no oeste do Pará, na serra do Diamantino, terreno do Sr. Zé Quincó.
Presidente, Vice-Presidente e Conselheiro da Fundação Esperança, sendo um de seus fundadores, e todos os serviços sem remuneração. Entidade há mais de 40 anos trabalhando pela saúde e educação em Santarém e Região, mantenedora de IESPES e CEPES.
Presidente da Associação de Menores e Amigos Dom Tiago (AMANDOTI). Entidade sem fins lucrativos desde 2005, sendo também seu mantenedor, que atende crianças menos favorecidas, funcionado no interior do município.
O Impacto