CÂMARA DE ITAITUBA COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA DO AUTISMO

Na manhã de terça-feira (2), a Câmara Municipal de Itaituba realizou sessão para homenagear o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorada no dia 2 de abril, data em que milhões de pessoas lutam por uma sociedade mais humana e sem discriminação.

Peninha lembrou que o Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.

Segundo Peninha, dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, dizem que existe hoje um caso de autismo para cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas.

“São mais de 300 mil ocorrências só no estado de São Paulo. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado”, prosseguiu o edil em seu discurso.

“Apesar de o autismo ter um número relativamente grande de incidência”, destacou Peninha, “foi apenas em 1993 que a síndrome foi adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde. A demora na inclusão do autismo neste ranking é reflexo do pouco que se sabe sobre a questão. Ainda nos dias de hoje”, frisou o parlamentar, “o diagnóstico é impreciso, e nem mesmo um exame genético é capaz de afirmar com precisão a incidência da síndrome”.

Peninha disse que, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, em Itaituba houve um aumento significativo do número de crianças e adolescentes com autismo na região. Em 2017, menos de 50 alunos estavam cadastrados como autistas, em 2022 esse número passou para mais de 500 e em 2023 já conta com mais de 600.

“O município de Itaituba hoje conta com a Associação Família Autista de Itaituba (AFAIP), que surgiu a partir da iniciativa das mães de crianças e adolescentes com a síndrome do espectro autista no município”, continuou Peninha, “no qual hoje conta com 200 famílias associadas, com o objetivo de socialização de seus filhos nas atividades sociais e na busca de mais apoio pela causa e seus direitos”.

No final do seu discurso, Peninha entregou o Diploma de Aplauso aos representantes da Associação, assim como também 200 cordões de girassol, que serve para identificar as pessoas deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano.

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *