Terceira parte de “Duna” entra em desenvolvimento mas ainda sem data de lançamento
O desenvolvimento da terceira parte de “Duna” está confirmado, de acordo com o site de notícias Deadline. Dirigidos por Denis Villeneuve, os dois primeiros filmes baseados na popular série de livros foram aclamados pela crítica após seus lançamentos e, embora a Parte Um tenha lutado nas bilheterias por causa da pandemia e do lançamento simultâneo no streaming, a Parte Dois compensou os problemas com uma exibição consistente. Até aqui, é o filme de maior bilheteria em 2023, arrecadando mais de U$ 660 milhões nas bilheterias mundiais.
No entanto, desde o lançamento de Duna: Parte Dois no início de março, Villeneuve tem sido cauteloso ao discutir um potencial terceiro filme. Ele confirmou que ainda está trabalhando no roteiro, que chamou de “quase um embrião”, e mais tarde admitiu que só faria o filme se “fosse melhor que a Parte Dois”. “Eu sempre imaginei três filmes”, declarou na ocasião. “Não é que eu queira fazer uma franquia, mas isso é ‘ Duna’, e ‘Duna’ é uma grande história. Para honrá-la, acho que precisaria de pelo menos três filmes. Esse seria o sonho. Seguir Paul Atreides e seu arco completo seria bom”, disse em uma entrevista de 2021 à Entertainment Weekly.
Considerando a resposta arrebatadora que Duna: Parte Dois recebeu, este é um padrão incrivelmente alto, mas o histórico de Villeneuve já é um bom presságio para as perspectivas da Parte Três. “O Messias de Duna” entrar em desenvolvimento não é uma confirmação definitiva de que recebeu sinal verde do estúdio, mas é um primeiro passo positivo. O projeto que entrar em desenvolvimento confirma que há um interesse genuíno para que saia do papel. Portanto, parece quase certo que a Warner Bros eventualmente dará luz verde à terceira parte, visto que os dois primeiros filmes são um sucesso estrondoso para o estúdio. Na verdade, o destino do filme cabe a Villeneuve e sua confiança no material.
Villeneuve passou os últimos seis anos trabalhando nos dois filmes da saga e disse em uma coletiva de imprensa na Coréia do Sul no ano passado que “não houve intervalo” entre as duas produções e que vai querer espaço antes do terceiro. Ainda assim, “O Messias de Duna” deverá ser seu próximo projeto antes de “Nuclear War: A Scenario”.
Por Rodrigo Neves
Imagem: Divulgação/Warner Bros.