Obras de ampliação e revitalização do Aeroporto de Santarém começarão no segundo semestre

Foi anunciado para o segundo semestre de 2024 o inicio das obras de ampliação e revitalização do aeroporto internacional de Santarém Maestro Wilson Fonseca. O anúncio veio do Grupo Aena Brasil, vencedor da licitação para a administração de 11 aeroportos no Brasil e faz parte do projeto que visa melhorar os aeroportos do bloco SP/MS/PA/MG, com orçamento de R$4,5 bilhões e previsão de conclusão das obras para 2026.

O projeto prevê a ampliação do terminal de passageiros, o que quadruplicará sua área pública. Melhorias na sala de embarque também estão previstas, com a adição de quatro portões em uma área de 130m², balcões de check-in com 16 posições e mais duas esteiras de restituição de bagagens. O meio-fio da pista de pouso e decolagem também será refeito, assim como áreas de escape de segurança, no início e final da pista, serão construídas. Por fim, o pátio de taxiamento será reconfigurado e contará com oito posições para estacionamentos tipo C.

De acordo com a Aena, as obras no aeroporto Wilson Fonseca são de grande porte, planejadas para modernizar em infraestrutura e equipamentos, criando espaços mais confortáveis e seguros, o que melhora a experiência dos passageiros.

“Nós estamos muito felizes com o anúncio do começo das obras. É um investimento alto que terá retorno imediato, levando mais conforto aos nossos turistas e visitantes, que precisam utilizar o aeroporto. Também estamos nos preparando para receber um grande fluxo de pessoas com a proximidade da COP 30 e estamos nos capacitando para recepcioná-los, além de Santarém ser o segundo aeroporto mais movimentado do estado do Pará”, disse o secretário de turismo santareno, Eliziário Bastos, que considera Santarém como uma subsede da COP 30.

O prefeito Nélio Aguiar considera de importância estratégica tal investimento que não apenas aprimorará a experiência para os passageiros como também impulsionará o desenvolvimento socioeconômico do município e da região.

“O futuro se desenha promissor para Santarém com esse investimento de grande porte, marcando um momento de renovação e crescimento para a região”, disse Nélio Aguiar.

Por Rodrigo Neves

O Impacto

2 comentários em “Obras de ampliação e revitalização do Aeroporto de Santarém começarão no segundo semestre

    • 24 de abril de 2024 em 08:11
      Permalink

      Ta no primeiro parágrafo o valor do orçamento. R$4,5 bilhões e previsão de conclusão das obras para 2026.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *