Oeste do Pará apresenta índices positivos na Segurança Pública, segundo dados da Siac
No Pará, a Região de Integração do Baixo Amazonas apresenta índices positivos de Segurança Pública, com cinco municípios há mais de 100 dias sem registros de crimes violentos letais intencionais, como homicídios, latrocínios, ou lesões corporais seguidas de morte.
Os dados são comparados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que coloca o município de Faro no topo da lista, com 1.176 dias sem registros de CVLI. Seguindo a lista estão Curuá, que aparece com 989 dias; Mojuí dos Campos com 148; Terra Santa com 146; Juruti com 137 e Prainha com 126. Além desses, outros municípios da região estão há mais de 30 dias sem CVLI como Santarém com 56 dias, Belterra com 36 dias, Monte Alegre com 31 dias sem crimes violentos letais. Os dados analisados correspondem até o dia 21 de abril de 2024.
Conforme o secretário de segurança pública e Defesa Social, Ualame Machado, as ações integradas e investimentos realizados são fatores fundamentais para os resultados positivos apresentados. “Temos intensificado e trabalho muito fortemente no combate a todo tipo de criminalidade, diante disso, temos apresentado resultados positivo na região do Baixo Amazonas. E ressaltamos que seguimos investindo, inclusive, por meio das agências de inteligência, para garantir cada vez mais, ações assertivas para manter a paz social da população”, afirmou.
“Isso representa o trabalho da Segurança Pública, através do investimento do governo do estado que integra os órgãos de segurança, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, trazendo benefícios à população do oeste do Pará. Adotamos estratégias para minimizar o número de homicídios e consequentemente de outros crimes, como tráfico de drogas, roubos, entre outros”, afirmou o Coronel Tarcísio Costa, comandante do CPR I.
Ainda conforme os dados, houve uma redução de até 40% no número de homicídios em municípios da região já nos três primeiros meses de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado.
“Isso se deve a vários fatores, entre eles a atuação dos órgãos de Segurança Pública. Nosso objetivo é esse, trabalhar sempre em prol da população. Isso mostra que estamos no caminho certo e esperamos ficar por mais um longo período sem crimes violentos aqui em Santarém e em toda a região”, destacou o Superintendente de Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, delegado Jammil Casseb.
Policiamento – Com 13 municípios, a região do Baixo Amazonas conta com a ação efetiva dos órgãos de segurança do Estado do Pará para garantir a ordem e a proteção da população paraense.
Somente da Polícia Militar, são 1.380 policiais trabalhando diariamente. E este número vai aumentar, já que o Governo do Estado está com um concurso público em andamento, para a contratação de novos militares. Tudo para garantir a manutenção das estatísticas positivas e, principalmente, a segurança dos cidadãos de todo o estado.
“Isso tudo é reflexo do investimento do Governo do Estado na nossa segurança, com novas viaturas, armamentos, equipamentos e promoções aos servidores. Os números falam por si só e ficamos muito felizes em perceber que nossa população está segura e muito bem amparada por todos os órgãos, pelo bom trabalho que é realizado, com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos. E a nossa expectativa é a de que este trabalho só melhore, com a realização de novos concursos e a chegada de mais efetivo para garantir a segurança pública”, ressaltou o secretário regional de governo do Baixo Amazonas, João Pingarilho.
Fonte: Agência Pará
Imagem: Reprodução/Agência Pará