Feira Gastronômica e Fearts de Santarém esperam movimentar mais de R$ 300 mil
Na noite dessa quinta-feira, 9, na Praça Barão de Santarém, foi realizada a abertura da 5ª Feira Gastronômica e Fearts de Santarém. Promovida em parceria pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Amay Eventos e a Feira de Empreendedores e Artesãos de Santarém (Fearts), o evento tem como missão impulsionar o empreendedorismo e o artesanato local, fomentando e aumentando a lucratividade e expansão do pequeno empreendedor.
A Feira tem como objetivo principal disponibilizar aos micro e pequenos empreendedores uma opção dinâmica de comercialização de produtos e serviços, em um ambiente amplo e confortavél. Até o dia 12, data do encerramento, espera-se uma renda de aproximadamente R$ 360 mil e um público estimado em 15 mil pessoas.
O secretário municipal de Turismo, Eliziário Bastos, falou sobre a parceria com o senhor Carlos Magno, coordenador da Feira.
“Agradecemos a parceria de anos entre a Amay Eventos na realização da Feira, um evento importante que impulsiona o turismo, a gastronomia e o artesanato local para todos os visitantes e turistas que visitam a Feira”.
A artesã Jaqueline Gadelha, coordenadora da Fearts, disse que o foco da Fearts é alavancar o empreendedorismo e o artesanato local, trazendo as mulheres que hoje compõem 90% do gênero da classe de artesãos, onde muitas não se consideram empreendedoras.
“Vocês poderão ver o trabalho magnífico feito por essas mulheres que só precisam de um espaço como esse para expandir, a Fearts não é só a Feira, estava acontecendo um preparado de três meses com palestras, oficinas e cursos para capacitar essas artesãs no empreendedorismo e estamos esperando boas vendas e até mesmo boas visitas nos nossos produtos até domingo”, disse.
Carlos Magno, coordenador da Feira Gastronômica contou da junção das dia feiras em uma só.
“Pra gente fica mais fácil fazer um único evento de grande proporção e visibilidade do que duas feiras separadas, mostrando toda a bioeconomia, artesanato e gastronomia todos juntos e esse entrosamento entre os dois segmentos é visando um grande vento que acontecerá no Centro de Convenções com o apoio do Governo Estadual e Municipal que servirá de vitrine para esses pequenos e microempreendedores”.
Nelbi Leal, proprietária do restaurante Cantinho Paraense, relatou que é a segunda fez que ela participa da Feira e tem boas expectativa com o evento.
“Estamos aqui para mostrar o nosso produto, a nossa culinária típica santarena e esperamos uma grande visitação e renda, pois aqui estamos sendo vistos por várias pessoas e quem não gosta de uma comida típica?” explanou.
Edielson Queiroz, artesão e expositor da Feira, relatou que participa da exposição desde a primeira edição e que espera bons frutos dessa exposição.
“O artesanato tem uma oportunidade muito boa aqui na feira que é de apresentar os nossos produtos aos turistas e visitantes do eventos, nossa prospecção é de venda ou até mesmo de fechar negócios futuros com que vem participar do evento”. (com informações da PMS)
O Impacto