Hospital Regional de Santarém é referência em transplantes renais no oeste paraense

Moradora da comunidade de Ponta de Pedras, em Santarém, no oeste do Pará, a dona de casa Mirian Cardoso, 40 anos, há 11 anos diagnosticada com insuficiência renal, faz tratamento de hemodiálise no hospital municipal de Santarém. Além dela, o filho, Manoel Rayan Cardoso dos Santos, paciente renal desde os 4 anos, em 2023 passou a realizar hemodiálise no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), referência na especialidade na região.

“Foi um sofrimento grande para a família, porque já tinha o meu caso e o meu filho da mesma maneira. Eu sabia como era o processo e fiquei desesperada, mas tenho a sorte de ter um filho que é muito corajoso e forte”, contou a mãe.

Esta semana, Manoel Rayan, atualmente com 13 anos, passou por um transplante renal realizado pela equipe médica do HRBA. A mãe do garoto está internada no Regional para a realização de uma cirurgia na tireóide e a equipe da unidade promoveu o encontro entre mãe e filho, que depois de receber o rim foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) onde ficará em observação para receber os cuidados médicos.

“Ele tinha feito todos os exames para o transplante e agora apareceu um rim para ele. Foi tudo maravilhoso, o procedimento, a cirurgia. Ele está muito feliz. Fiquei muito agradecida por conseguir falar com ele. Agora é só a recuperação. Agradeço muito a Deus por essa benção recebida. O Regional está de parabéns pelo excelente trabalho, assim como todas as pessoas que cuidam da gente.  Eu não tenho palavras para agradecer”, comemorou Mirian.

Referência – Desde 2016, a unidade já realizou 112 transplantes renais, sendo 54 intervivos – quando o doador é geralmente parente do transplantado – e mais 58 de doadores falecidos.

Só em 2024, o HRBA já realizou seis transplantes renais. Em 2023, o hospital registrou a marca recorde de 26 procedimentos. “O ano passado, devido o número de transplantes, colocou o Pará e a nossa região em um patamar muito importante nos transplantes renais. Santarém e o hospital regional vem colaborando com a melhoria dos números desses procedimentos no Estado e em toda a região Norte do país. Esperamos que 2024 supere essa marca, mesmo sendo difícil de bater, estamos trabalhando para isso”, afirmou o responsável pelo setor de transplantes e diretor clínico do HRBA, Emanuel Espósito.

Transplantes – O procedimento do Manoel foi o terceiro transplante renal realizado pelo HRBA nos últimos dois dias. No último final de semana, três famílias autorizaram a doação de órgãos de entes queridos já falecidos. Uma captação foi realizada no próprio Regional do Baixo Amazonas e outras duas na capital do Estado, Belém.

O Hospital Regional de Santarém recebeu dois rins que foram captados em Belém e com mais um captado no HRBA, conseguiu mudar a vida de três pacientes que aguardavam na fila dos transplantes. “Fizemos a captação de múltiplos órgãos e tivemos mais esses dois rins ofertados. Estamos tirando três pacientes da máquina de diálise, que vão ter a vida totalmente mudada após os procedimentos. É uma vida nova, realmente”, destacou Espósito.

“O transplante só vai acontecer se tivermos um doador de órgãos. E em mais de duas décadas do programa de transplante no Estado do Pará, este final de semana tivemos um fato inédito, com três famílias autorizando a doação de órgãos dos familiares que faleceram, expressando a solidariedade. Com essa atitude, dez pessoas foram beneficiadas, recuperando a visão, recebendo um fígado novo ou deixando a máquina de diálise. Em relação aos transplantes renais, nós temos cinco hospitais que realizam o procedimento, três em Belém, um em Redenção e o Regional do Baixo Amazonas, em Santarém. Dos 10 pacientes beneficiados, três são do oeste do Pará. São mais de 100 pacientes que deixaram a diálise desde 2016. É um hospital pioneiro nesta atividade na região e referência”, concluiu a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Ierecê Miranda.

O Impacto com informações HRBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *