População de Aveiro é surpreendida com a renúncia de vice-prefeita enquanto o prefeito está em Brasília

Em um desdobramento inesperado, a vice-prefeita de Aveiro, Maria da Conceição Santiago Fernandes (Concy Santiago) anunciou sua renúncia ao cargo na manhã desta quinta-feira (23).  A decisão pegou a população de surpresa.

O prefeito Vilson Gonçalves viajou para Brasília representando o município na Marcha dos Prefeitos, evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), ocasião em que transmitiu o cargo para sua vice-prefeita Concy Santiago, que de imediato encaminhou documento afirmando que não assumiria o cargo em razão de foro íntimo e estaria indo para a cidade de Santarém.

Diante da decisão em não querer assumir, Santiago encaminhou carta de renúncia (confira abaixo) do cargo de vice-prefeita ao presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Elídio.

Nos bastidores da decisão, existem versões diversas. Uma delas é de que Santiago temeria que ao assumir, poderia prejudicar uma futura candidatura.

No entanto, a renúncia da vice também lança dúvidas sobre suas aspirações políticas futuras, “sendo a sua desistência um claro indicativo de que ela pode não estar preparada para assumir uma candidatura à prefeita nas próximas eleições”, comentou uma fonte.

“Sua participação foi marcada por um ritmo de trabalho aquém do esperado, o que gerou críticas sobre sua capacidade de liderança e execução, em contrapondo a atuação expressiva do prefeito”, complementou a fonte, acrescentando:

“A saída dela neste momento é um sinal de que talvez a vice-prefeita não tenha a firmeza e a capacidade de liderança necessárias para uma posição de ainda maior responsabilidade”.

O prefeito Vilson Gonçalves, em resposta à renúncia, afirmou: “Respeitamos a decisão da vice-prefeita Maria da Conceição e agradecemos pelos serviços prestados”.

Quem assume o cargo

Conforme a Lei Orgânica do Município, o presidente da Câmara de Vereadores, é quem deve  responder interinamente, já que o prefeito Vilson ainda se encontra em Brasília.

Confira a carta de renúncia

.

 


O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *