Morre José Wilson Malheiros da Fonseca
Morreu em Belém, aos 79 anos, José Wilson Malheiros da Fonseca, filho do maestro Isoca.
Um santareno de múltiplos talentos e realizações, sua vida foi marcada pelas paixões à música, ao direito e à escrita. Sua atuação como jurista e defensor da liberdade de expressão o tornou um símbolo da luta pela democracia e pela livre expressão no Brasil.
Como Juiz do Trabalho, foi o primeiro magistrado a sentenciar contra a exigência do diploma de jornalista no Brasil, marcando um importante precedente na luta pela liberdade de imprensa. Inclusive, sobre o caso lançou o livro “Jornalistas sem Diploma”.
Também é autor do livro “Recital dos 80 Anos” dedicado ao seu pai Wilson Fonseca.
Era professor concursado de Direito Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA) e músico e regente de coral.
Jurista, escritor, poeta, compositor, músico e diácono da Igreja Católica Apostólica Romana, José Wilson Malheiros da Fonseca deixa um vasto legado.
Sua vida inspiradora serve como um lembrete do poder transformador da arte, da educação e da justiça na construção de uma sociedade mais justa e harmônica.
A equipe de O Impacto se solidariza a amigos e familiares, rogando a Deus, que lhes dê força e fé neste momento de luto.
Nota de Pesar da Prefeitura de Santarém
A Prefeitura de Santarém manifesta votos de profundo pesar pelo falecimento do senhor José Wilson Malheiros da Fonseca.
José Malheiros da Fonseca foi um notável juiz da Justiça do Trabalho, advogado, escritor, músico, poeta e professor universitário. Seu vasto legado e contribuição em todas as áreas em que atuou deixaram uma marca indelével em nossa comunidade.
Seu compromisso com a justiça, a educação e a cultura, assim como seu talento artístico e literário, são exemplos inspiradores para todos. Santarém perde um cidadão exemplar, cuja trajetória de vida enriqueceu nossa cidade e proporcionou inúmeros benefícios a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e aprender com ele.
Neste momento de dor e consternação, nos solidarizamos com familiares e amigos, prestando nossas mais sinceras condolências. Que a memória e o legado de José Wilson Malheiros da Fonseca sejam sempre lembrados com carinho e respeito.
O Impacto
Partiu do amigo Zé Wilson, sem nunca termos conversado pessoalmente, embora fôssemos conterrâneos, o convite para ser, em Santarém, correspondente da APL. Era um ser especial. Conversávamos muito pelo Zap. Meus pêsames à família.