TPM Festival terá atrações musicais com participações femininas e intervenções artísticas, em Santarém
O anfiteatro da Praça São Sebastião será palco de mais uma edição do TPM Festival (Tudo Pelas Mulheres), que ocorrerá neste sábado (6) a partir das 18h30, em Santarém.
O evento realizado pelo coletivo e produtora Tudo Pelas Mulheres (TPM), tem o incentivo da Lei Paulo Gustavo e contará com as seguintes atrações musicais: DJ Rah (reggae), Able to Return, Lady Violetta, Orquestra Estelar, As Karuanas e Os Mano’s.
Haverá ainda diversas intervenções artísticas, uma delas será com Elizângila Dezincourt e Norah Costa, além da exibição de vídeos de artistas paraenses.
O público terá acesso totalmente gratuito, mas poderá colaborar com um pacote de absorvente. Todo o produto arrecadado será encaminhado para a população carcerária, devido a situação de pobreza menstrual, que é um problema acentuado no sistema prisional.
Sobre o Tudo Pelas Mulheres (TPM)
No ano de 2018, o Tudo Pelas Mulheres (TPM) nasceu da necessidade de se ter um espaço para artistas femininas no meio musical/underground santareno onde existem bandas em grande parte integradas por homens. Sendo assim, o projeto foi criado para dar visibilidade a essas artistas mostrarem a força das mulheres através da música.
O TPM festival tem a proposta de estimular a participação feminina na cena rock em geral e promover debates acerca do feminismo e das desigualdades de gênero presentes em todas as esferas da sociedade, principalmente no movimento rock em Santarém.
A produtora atualmente conta com cinco mulheres, que procuram atender a diversidade e se comunicar através dessas interseccionalidades. “Nosso foco é que os espaços sejam ocupados por mulheres cis e trans, e combater o sexismo nas diversas esferas sociais, promovendo empoderamento feminino através de criação de espaços de trabalhos e valorização das potencialidades de artistas e demais trabalhadoras”, disse uma das produtoras, Gabriela Machado.
Eventos promovidos
O Bazar Rock é realizado nos meses de março em alusão ao mês das mulheres (já foram realizadas quatro edições), onde dão oportunidade à empreendedoras mulheres dos diversos ramos e há também atrações musicais.
Já foram promovidas três edições do TPM Festival, sendo duas com recursos próprios, arrecadados através dos bazares e participações com vendas em eventos parceiros e/ou independentes e no ano de 2021 a terceira edição contou com o incentivo da Lei Aldir Blanc.
Todos os eventos contam com a colaboração de outras mulheres contratadas que auxiliam em toda execução do evento. Em alguns deles, mesmo em período de pandemia, foi feito arrecadações de alimentos e produtos de higiene para atender mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Por Diene Moura
O Impacto com informações do TPM Festival