Brasileirão: Botafogo e Palmeiras dividem a liderança; Flamengo perde e cai para terceiro
Na 16ª rodada, o Brasileirão 2024 tem um novo líder: o Botafogo, que venceu o Vitória por 1 a 0, no Barradão, nesta quinta-feira (11).
O Glorioso aproveitou a derrota do rival Flamengo para o Fortaleza, no Maracanã, para chegar aos 33 pontos e superar o Palmeiras no critério de gols pró — veja a tabela atualizada.
O gol da partida saiu no segundo tempo, marcado pelo venezuelano Savarino, aproveitando rebote de chute de Tchê Tchê. Minutos antes, Eduardo havia perdido um pênalti para o Botafogo e se lesionou na cobrança.
Na próxima rodada, o Alvinegro recebe o Palmeiras em duelo direto pela liderança. A partida será na quarta-feira (17), no Nilton Santos, às 21h30 (de Brasília).
Já o Vitória segue fora da zona do rebaixamento mesmo com a derrota. O time baiano está na 15ª posição, com 15 pontos, três a mais que o Corinthians, que abre o Z4.
O Leão visita o Fortaleza em duelo nordestino na próxima rodada. A partida será na Arena Castelão, no mesmo dia e horário que Botafogo x Palmeiras.
Palmeiras vence Atletico Goianiense em São Paulo
Na noite desta quinta-feira (11), o Palmeiras venceu o Atlético-GO por 3 a 1, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Allianz Parque, os gols do Verdão foram marcados por Flaco López, Raphael Veiga e Alix Vinicius (contra), enquanto Shaylon fez o do Dragão.
Em um primeiro tempo muito pegado e com boas chances para as duas equipes, o Verdão logo saiu na frente aos 5 minutos. Gustavo Gómez deu lindo lançamento e Flaco López, com categoria, abriu o placar. O empate do Dragão veio três minutos depois, com um golaço de Shaylon, que arriscou de muito longe e viu a bola ir no ângulo de Weverton.
No ritmo da primeira etapa, o segundo começou agitado, mas com o Palmeiras em um ritmo muito acima dos adversários. Com seis minutos, Estêvão fez boa jogada e serviu Raphael Veiga, que bateu rasteiro para fazer o segundp. Dois minutos depois, a joia de 17 anos apareceu novamente na área e finalizou, o chute parou em Ronaldo, que viu Alix Vinicius não conseguir desviar no rebote e fazer gol contra.
Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 33 pontos e está na segunda posição. Chegou a ser líder, com o tropeço do Flamengo, que perdeu para o Fortaleza no Maracanã, mas o Botafogo venceu o Vitória e leva vantagem nos gols pró.
Do outro lado da tabela, o Atlético-GO perdeu uma posição por conta do saldo de gols. Agora, o Dragão ocupa a 19ª posição, com o mesmo número de pontos do Grêmio, que tem a vantagem.
O Palmeiras volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (16). Às 21h30 (de Brasília), o Verdão vai até o Nilton Santos para encarar o Botafogo, em jogo direto pelas primeiras colocações do Brasileirão.
Do outro lado da tabela, o Atlético-GO também joga na quarta. Mais cedo, às 19h, o Dragão recebe o Vasco no Estádio Antônio Accioly.
Flamengo perde para o Fortaleza a cai para terceiro
O Flamengo deixou a liderança do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira (11) depois de perder por 2 a 1 para o Fortaleza pela 16ª rodada.
No Maracanã, no Rio de Janeiro, o Leão do Pici saiu na frente aos 10 minutos de jogo com gol contra de Wesley. O Flamengo empatou no fim do primeiro tempo com Pedro, de pênalti.
Na segunda etapa, Lucero colocou o Fortaleza na frente de novo, garantindo a vitória. Os donos da casa chegaram a empatar com Gabigol, mas o gol foi anulado por impedimento.
Com esse resultado, o Flamengo deixa de ser o líder do Brasileirão, já que estacionou nos 31 pontos e foi ultrapassado pelo Palmeiras, que venceu o Atlético-GO e chegou a 33 pontos. O Rubro-negro pode cair para a terceira posição ainda nessa rodada, já que o Botafogo enfrenta o Vitória também nesta quinta-feira (11) e pode ultrapassar o Flamengo.
Já o Fortaleza colou no G6. O Leão chegou a 26 pontos e subiu para o sétimo lugar. O Cruzeiro, sexto colocado, também tem 26 pontos, mas número de vitórias e saldo de gols maior.
O Fortaleza joga contra o Vitória na próxima quarta-feira (17) pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Flamengo só volta a campo no sábado da outra semana, dia 20 de julho, contra o Criciúma, pela 18ª rodada do Brasileirão. A partida contra o Internacional que aconteceria neste fim de semana, pela 17ª rodada, foi adiada, já que o Colorado vai disputar o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil contra o Juventude.
O Impacto com informações da CNN