Teste do Pezinho é realizado em 34 UBS de Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a Triagem Neonatal Biológica (TNB), popularmente conhecida como Teste do Pezinho, na Atenção Primária à Saúde (APS) em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com planos de expansão em breve. Esse exame, essencialmente realizado entre o 3° e o 5° dia de vida, é fundamental para detectar doenças genéticas e metabólicas em recém-nascidos de maneira eficaz. Isso possibilita o início de tratamentos precoces e adequados, quando necessário, contribuindo para reduzir a mortalidade infantil e promover o desenvolvimento saudável das crianças.
Unidades que realizam o Teste do Pezinho em Santarém:
- UBS Amparo
- UBS Alter do Chão
- UBS Área Verde
- UBS Boa Esperança
- UBS Cipoal
- UBS Conquista
- UBS Curuai (Lago Grande)
- UBS Diamantino
- UBS Fátima, Aldeia e Laguinho
- UBS Floresta
- UBS Guaraná
- UBS Interventoria
- UBS Jacamim
- UBS Jaderlândia
- UBS Jardim Santarém
- UBS Jutaí/Urumari
- UBS Livramento
- UBS Maicá
- UBS Mapiri/Liberdade
- UBS Maracanã
- UBS Mararú
- UBS Nova República
- UBS Salvação
- UBS Santana
- UBS Santarenzinho
- UBS Santo André
- UBS São Braz
- UBS Tabocal
- UBS Tiningú
- UBS Uruará
- UBS Vitória Régia
- UBS Esperança
- UBS Prainha/Santíssimo
- UBS São José
O fluxo de atendimentos ocorre geralmente pela manhã, com cada unidade designando um dia específico da semana para a realização do teste. Para mais informações sobre os dias e horários específicos, procure uma das unidades de saúde mencionadas acima.
O exame consiste na coleta de uma amostra de sangue do calcanhar do recém-nascido, que é enviada ao Laboratório Central do Pará (Lacen-PA) para análise, com os resultados disponíveis em cerca de 30 dias. O Teste do Pezinho pode identificar doenças genéticas e metabólicas, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita.
Os casos em que o exame detecta alterações são encaminhados para tratamento, reduzindo o risco de complicações para o bebê. Portanto, realizar o exame nos primeiros dias de vida é essencial. Isso não apenas permite a detecção precoce de problemas de saúde, mas também possibilita o início imediato do tratamento adequado, garantindo um futuro mais saudável para os recém-nascidos.
Bruna do Carmo, enfermeira e Referência Técnica em Saúde da Criança e do Adolescente, destaca a importância do exame. “Este exame é fundamental para avaliar a saúde do bebê. Estamos desenvolvendo um projeto para ampliar a oferta do teste em um futuro próximo, possibilitando que todas as UBS o ofereçam, o que agilizará e simplificará o atendimento. Atualmente, o serviço está disponível em 34 unidades, permitindo que as mães levem seus bebês no momento adequado e sem precisar se deslocar longas distâncias, utilizando a UBS mais próxima de suas residências.
O Impacto com Agência Santarém