Equatorial Pará instala dispositivos para evitar choque nas garças em Santarém
A iniciativa visa proteger as aves e manter o serviço de distribuição de energia da melhor forma possível.
Nos últimos anos, as garças se tornaram presença constante no centro de Santarém, sendo vistas dia e noite em árvores de médio e grande, porte, como mangueiras, que servem como poleiros para essas aves. O movimento das garças, com suas longas pernas, pescoço e bico longos, entre a região de várzea e a área urbana, frequentemente pousando na rede elétrica, chamou a atenção da distribuidora de energia que para evitar choques nos animais, instalou Protetor Preformado de Pássaros (PPP) por toda a extensão da avenida Mendonça Furtado, onde há um grande fluxo das aves por conta das inúmeras mangueiras. Além de impedir a morte das garças, a ação visa evitar o religamento da distribuição de energia elétrica que era constante no local, devido o contato das aves na fiação.
O PPP é um produto destinado a deixar a linha aérea e estruturas visíveis aos pássaros e fornece meios econômicos de reduzir o perigo às linhas e as aves. Trata-se de um dispositivo leve e que oferece pouco resistência ao vento. É aplicado manualmente, com facilidade e rapidez, com o auxílio de uma vara de manobra para linha viva.
A proposta é que mais protetores sejam instalados, também, na avenida Rui Barbosa, onde é comum o pouso das garças nas mangueiras localizadas entre a avenida Turiano Meira e travessa 15 de Agosto.
De acordo com a executiva de manutenção da Equatorial Pará, Lana Gomes, por conta da alta tensão de energia há riscos de eletrocussão, por isso, a preocupação da distribuidora é constante. Ela explica que, quando tem contato com os elementos condutores, a ave recebe corrente elétrica significativa através do corpo. “Por conta disso, a gente sempre adota medidas com o intuito de prevenir ou minimizar a eletrocussão dos animais. Uma dessas medidas é reforçar os cabos de energia com revestimentos e afastadores de aves, em pontos onde há presença constante de animais, a fim de garantir a sobrevivência e preservação da nossa fauna”, reforça.
Uma análise feita pela gerência de Serviços Técnicos e Comerciais da distribuidora, após a aplicação dos protetores de pássaros, não houve mais religamentos automáticos por curto provocado com aves no circuito que atende as ruas Moraes Sarmento e Silvino Pinto, onde o material foi implantado.
Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ainda estão sendo feitos estudos para identificar o que atraiu a grande quantidade de garças nos últimos tempos.
Sobre as garças
As garças são aves ciconiformes que habitam áreas próximas a rios, lagos, praias marítimas e manguezais e estuários.
Essas aves desempenham um papel importante no ecossistema, pois ajudam a controlar a população de peixes e outros animais aquáticos, mantendo o equilíbrio ecológico. Além disso, as garças também contribuem para a diversidade vegetal, dispersando sementes de plantas aquáticas.
Entre suas características se destaca o peculiar bater de asas e a sutileza ao cortar o ar lembram alguns movimentos do balé clássico.
O Impacto com Equatorial Pará