PRF/Santarém registra aumento de condutores dirigindo sob efeito de bebida alcoólica
Durante Operação Férias Escolares 2024 foram registrados 31 acidentes e 14 mortes
A Operação Férias 2024 realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santarém, encerrada no dia 29 de julho, revelou preocupantes números acerca das infrações de trânsito cometidas por motoristas na região.
De acordo com Edioberto Sá, Chefe de Comunicação da PRF em Santarém, durante esse período de 30 dias foram fiscalizadas mais de 4.150 pessoas. No entanto, infelizmente, “ainda temos registros de ocorrências envolvendo parte desses condutores que ainda não possuem consciência de obedecer determinadas regras de circulação e conduta”.
O principal destaque negativo ficou por conta do alto índice de motoristas flagrados dirigindo sob efeito de álcool. Foram realizados 2.023 testes de etilômetro, sendo que 90 condutores foram autuados por esta infração. Destes, 4 foram encaminhados à polícia judiciária por estarem incorrendo no crime de embriaguez ao volante.
“Se fizermos uma comparação com anos anteriores, tínhamos entre meio por cento e 1% de condutores que davam positivo para o teste. Sendo que nesse período das férias escolares, tivemos um percentual de quase 5% do total de condutores testados, que atestaram positivo para o consumo de bebida alcoólica. É um número extremamente grande”, ressaltou Sá.
Além disso, durante a Operação Férias, a PRF/Santarém registrou 31 acidentes, com o envolvimento de 59 pessoas. Infelizmente, 14 pessoas morreram e outras 24 ficaram gravemente feridas.
“É um número muito alto. O ideal é que tivéssemos zero pessoas mortas, zero acidentes, mas infelizmente ainda há um número muito grande de acidentes no trecho da BR-163 que está sobre circunscrição da delegacia de Santarém”, lamentou o chefe de comunicação.
No que diz respeito às infrações de trânsito, foram registradas 1.760 autuações, com destaque para 61 casos de ultrapassagem proibida, 62 de passageiros transportados sem cinto de segurança e 22 de transporte inadequado de crianças. Além disso, 18 condutores foram autuados por não utilizar capacete em motos e 74 veículos foram recolhidos por atraso no licenciamento.
“Para o período, considerado curto, é um número muito alto de infrações. Então a gente observa que o condutor ainda não está tendo consciência de observar as determinadas condutas quando na direção do veículo automotor”, concluiu Edioberto Sá.
No Pará
Considerando o contexto do estado do Pará, foram registrados 115 acidentes, sendo 52 graves. Dessas ocorrências, 110 pessoas ficaram feridas e 40 morreram. As principais causas dos acidentes foram condutas imprudentes dos motoristas, com destaque para as ultrapassagens indevidas e o excesso de velocidade.
De acordo com dados oficiais, foram fiscalizados 12.385 veículos e 13.706 pessoas. A PRF realizou 197 autuações por alcoolemia, das quais 51 foram por constatação e 146 por recusa ao teste. Outras infrações registradas incluíram excesso de velocidade (3.050 autuações), ultrapassagem indevida (1.456 autuações) e falta de uso de cinto de segurança ou capacete (294 e 358 autuações, respectivamente).
A Operação Férias Escolares 2024 nas rodovias federais do Pará teve como objetivo intensificar o policiamento e a orientação de trânsito durante o período de férias escolares, com foco nos locais e horários de maior fluxo de veículos e incidência de acidentes graves e crimes.
O Impacto