Programação comemora o aniversário do Centro Cultural João Fona
Foi lançada na última segunda-feira, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), a Semana do Patrimônio, oferecido pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (Comphac), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e parte do programa que faz alusão ao aniversário do Centro Cultural João Fona.
A semana do Patrimônio tem como objetivo resgatar a memória e manter viva a cultura popular santarena e regional amazônica através de palestras e ações que divulguem conhecimento e construam ideias e noções de identidade.
O lançamento contou com a apresentação do Boi Resgatão, parte do projeto folclórico idealizado pelo próprio centro que dançou ao som de música própria, de autoria do servidor da Semc, o compositor e cantor Gonzaga Blantez.
Cecy Sussuarana, presidente do Compahac, explicou que “A proposta de Semana do Patrimônio é reforçar e instigar no cidadão santareno o sentimento de pertencimento e a apropriação dos patrimônios que temos em nosso município”.
O Padre Sidney Canto, Membro do Comphac, contribuiu comentando sobre a presença da igreja católica no patrimônio cultural de Santarém”, enquanto a historiadora Terezinha Amorim falou sobre os patrimônios materiais, imateriais e naturais de Santarém.
O Professor Doutor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Hitamar Paulino também participou ministrando a palestra ‘Pensando Santarém: nossos bens e nossos patrimônios na Amazônia’.
As comemorações pelo aniversário do Centro Cultural João fona começaram no último dia 12 com a abertura da exposição fotográfica Da Várzea ao Centro, do Presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), Anselmo Colares e culminará na semana do Patrimônio que se estenderá às escolas municipais através de palestras e conversas sobre a história de Santarém e seu patrimônio. Incluir escolas e estudantes dos ensinos médio e fundamental foi uma decisão unânime do corpo organizacional do evento.
“Trazê-los em ações educativas externas e em meio de tanto conhecimento sobre a nossa história é a certeza do plantio da semente do compromisso ao zelo com os patrimônios do município”, disse Nayara Moita, pedagoga da Escola Municipal Ubaldo Corrêa.
Na escola Dom Floriano, a historiadora Terezinha Amorim palestrou no dia 21 pela manhã e à tarde na Escola Municipal Maria das Graças Lima de Almeida. Nas escolas Sofia Imbiriba e Fluminense, as palestras foram realizadas na quinta-feira, pela manhã e à tarde, respectivamente. Na sexta-feira, 23, acontecerá o Café com a História no Centro Cultural João Fona. A semana encerra no dia 27 de agosto com a festa de aniversário do Centro com atrações diversas.
Centro Cultural João Fona
Criado por meio da Lei Municipal nº 13.791/1991, o Centro Cultural João Fona é utilizado com finalidades culturais com prioridade a instalações, fixas e transitórias, nas suas dependências.
O prédio histórico da Prefeitura de Santarém é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município de Santarém. Com o início de sua construção datado em 1853, foi concluído em 1867 e inaugurado em 1868. O prédio já abrigou o Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e a Prisão Pública.
O Centro Cultural João Fona (CCJF) fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, na área da Praça Barão de Santarém, Orla, bairro Prainha. Funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas.
Por Rodrigo Neves