‘Operação Silêncio’ em Santarém remove 11 veículos irregulares e registra 42 infrações

Uma operação realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em parceria com os demais órgãos de segurança pública, está coibindo a poluição sonora automotiva em Santarém, no oeste paraense. Denominada Operação Silêncio, a fiscalização tem se intensificado na região. Somente nos últimos dias removeu 11 veículos irregulares e registrou 42 infrações.

O objetivo das blitzes é evitar a perturbação do sossego causada por carros que fazem uso de som com decibéis acima do permitido, e motocicletas com escapamento adulterado ou silenciador em desuso. Estes veículos são conhecidos por fazerem barulho insuportável, incomodando os moradores.

Essa prática é considerada infração grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o Código, conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, gera infração grave, no valor de R$ 195,23, cabendo ainda a retenção do veículo para regularização.

No caso do som automotivo, o CTB considera que se for possível ouvir o som do carro do lado externo do veículo, independentemente do volume, é caracterizada a perturbação do sossego público. Neste caso, o motorista será autuado por infração grave, com multa e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Alcoolemia – O agente de Fiscalização do Detran em Santarém, Rodolfo Sales, explicou que, além dessas situações, as equipes fiscalizam outros tipos de infração, especialmente o uso de bebida alcóolica ao dirigir. Mais de 50 testes do etilômetro foram realizados, resultando em 11 pessoas autuadas por alcoolemia. Uma delas foi conduzida à Delegacia por dirigir embriagada.

“Vamos continuar as operações para coibir esse tipo de comportamento, que coloca em risco não só a vida do condutor imprudente, mas de todos os demais usuários da via”, informou o agente.

Além do Detran, participam da Operação a Polícia Militar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém, Secretaria Municipal de Trânsito e Poder Judiciário.

O Impacto com informações do Detran

14 comentários em “‘Operação Silêncio’ em Santarém remove 11 veículos irregulares e registra 42 infrações

  • 29 de agosto de 2024 em 08:54
    Permalink

    A lei proibindo essas práticas delituosas já existe, mas foi preciso uma determinação judicial para que os órgãos “responsáveis” pela fiscalização tomassem providência contra os fora da lei.

    Resposta
    • 30 de agosto de 2024 em 22:22
      Permalink

      Parabéns às autoridades de Santarém!
      Essas motos barulhentas propositadamente, precisam ser apreendidas e seus condutores autuados com perda de pontos na CNH (quando tiverem).
      Essas pragas se espalharam no Brasil e deverão ser punidas !!

      Resposta
  • 29 de agosto de 2024 em 03:56
    Permalink

    Deveriam realizar blitz também para quem faz queimadas, estragando o meio ambiente e a saúde das pessoas pela fumaça.

    Resposta
  • 28 de agosto de 2024 em 21:04
    Permalink

    isso é muito bom, o direito é igual pra todos, meus parabéns por esta iniciativa .

    Resposta
  • 28 de agosto de 2024 em 18:19
    Permalink

    Ótimo trabalho das autoridades, faltando somente fiscalizar uma carreta toda iluminada, buzinando e com som altíssimo pelas ruas de nossa cidade até tarde de todas as noites.

    Resposta
    • 29 de agosto de 2024 em 08:02
      Permalink

      Você tem razão!

      Moro aqui perto da quadra dos comerciários, essa Carreta é o inferno, além das luzes e som, fica soando uma buzina desgraçada. Detalhe ela anda em círculos… vai não sei por onde e volta pela Anísio e desce a Sérgio Hein. Pensa num inferno!

      Resposta
  • 28 de agosto de 2024 em 16:32
    Permalink

    E esse tipo de atitude que se espera dos orgãos públicos pois ja basta a pertubação em impostos sem Nenhuma atitude eficiente fazendo valer a quantidade de impostos que pagamos estão todos de parabens.

    Resposta
  • 28 de agosto de 2024 em 11:15
    Permalink

    De parabéns todos os órgãos envolvidos nesta operação. Que sejam intensificadas estas ações. Também é preciso alterar a lei, aumentando o valor da multa referente a esta infração, em pelo menos cinco vezes mais do que é atualmente.

    Resposta
  • 28 de agosto de 2024 em 11:15
    Permalink

    Parabéns pela fiscalização.

    É impossível dormir aqui. Essa operação deve ser de rotina, esses baderneiros saem das casas de festas e nos infernizam. E mesmo ligando para a fiscalização eles não aparecem, e quando vão passa apenas uma viatura no meio deles, um absurdo.

    Tem carros com caixas de som que ficam dando voltas pela Praça do Museu.

    Resposta
  • 28 de agosto de 2024 em 07:38
    Permalink

    tem que tirar essas motos com barulho imenso as vezes a moto não é nem potente é uma 50 mas a descarga oca faz muito barulho , nota 10 para a operação silêncio

    Resposta
  • 28 de agosto de 2024 em 05:53
    Permalink

    Muito bom já estava demorando. os familiares de pessoas autistas e doentes agradecem. a população que merece um descanso depois de um dia de trabalho merece uma noite de sucesego.

    Resposta
    • 28 de agosto de 2024 em 09:41
      Permalink

      além do som externo automotivo e as descargas barulhentas das motos, ainda tem a questão dos faróis que não maioria quando não são de milha, são coloridos!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *