Qualidade do Ensino Médio na rede pública estadual avança em todas as regiões do Pará

O Pará registra um avanço histórico na educação, com destaque nacional, após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) neste mês. O salto de qualidade do ensino público na rede estadual é atestado nas 12 regiões de Integração. A conquista, fruto da união entre governo e toda a comunidade escolar, tirou o Pará da 26ª posição, verificada no Ideb anterior, para a 6ª colocação no ranking do Ideb.

“Dedicação, afinco, foco, planejamento, determinação… São tantas palavras para descrever o que passamos no último ano, mas uma descreve o sentimento ao obter o resultado: recompensa! Por todas as metas alcançadas, crianças nas escolas, índices de educação aumentando e a certeza de que o Pará é capaz. Estávamos em 26º lugar e saltamos para o 6º lugar no Ideb, na etapa do Ensino Médio. Esse é o maior crescimento da história do Ideb”, assegura Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação. Uma conquista que tem resultados positivos na vida de milhares de estudantes.

Com o percentual de 4,3 no Ensino Médio – uma etapa da educação de responsabilidade direta do governo do Estado – o Pará alcançou um crescimento de 1,3 ponto no Índice, entre as edições de 2021 e 2023, consolidando o maior avanço na história do Ideb, que garante acesso à educação pública de qualidade.

No ranking das melhores escolas das 12 regiões de Integração, a Escola Estadual São Raimundo Nonato, em Santarém, na Região Baixo Amazonas, ficou na primeira colocação no crescimento no Ideb 2023, ao obter a nota de 5,6 no Ensino Médio, superando os 4,7 de 2021. Com o resultado, a Escola Estadual São Raimundo Nonato figura na terceira posição das melhores escolas da Região Norte, seguida pela Escola Estadual Dom Pedro I Sede, na Região de Integração Xingu, com 5,5, superando o Ideb de anos anteriores, quando havia alcançado apenas 2,9 e 2,3. A unidade não obteve nenhuma pontuação em 2021. Em terceiro lugar está a Escola Estadual Isaac Newton, na Região de Integração Tapajós, no sudoeste paraense, que saiu da nota de 4,9, em 2021, para 5,4, em 2023.

Compromisso – Para Joelita de Castro, diretora da Escola Estadual São Raimundo Nonato, é muito gratificante saber que todos os esforços, o compromisso e a responsabilidade com a aprendizagem dos estudantes resultaram no 1° lugar do Pará, tanto no Ensino Fundamental (com 7,0), quanto no Ensino Médio.

“Foram realizadas muitas ações em conjunto com a comunidade educativa, que percorreram desde reuniões da equipe gestora com as famílias e os alunos das turmas envolvidas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), criação de vídeos sobre o Saeb pelos próprios alunos que fizeram a prova, aulões de Matemática e Língua Portuguesa, oficinas do Prepara Pará, aulas de reforço no contraturno e, por fim, o compromisso que todos abraçaram, acreditando que nada é por acaso ou sorte, mas que é preciso traçar, em equipe, um bom plano de ação, e executá-lo fazendo todos se sentirem pertencentes àquilo que cada um acreditou ser possível realizar para alcançar um bom resultado”, destaca a diretora.

 

Desempenho nas regiões – Também se destacaram as seguintes escolas estaduais: Rio Tocantins – CAIC, com 5,0, na Região de Integração Carajás; Dr. Ulysses Guimarães, pontuando 5,0, na Região de Integração Guajará; Santo Agostinho, com 4,9, na Região de Integração Marajó, e São Francisco Xavier, que também alcançou 4,9, na Região de Integração Tocantins.

Estas unidades foram seguidas pelas escolas estaduais Padre Vitalliano Maria Vari Sede, com 4,8, na Região de Integração Rio Capim; Profª Maria Amélia de Vasconcelos, na Região de Integração Rio Caeté, Benício Lopes, na Região Integração Guamá, e Profº Deocleciano Alves Moreira, na Região Integração Araguaia, as três com 4,7, e a Escola Estadual Papa Paulo VI, com nota 4,6, na Região de Integração Lago de Tucuruí.

Não é despesa; é investimento – Ana Beatriz Silva, 18 anos, concluiu o Ensino Médio em 2023, na Escola Estadual Dom Pedro I Sede, e avalia que o incentivo da família, dos professores e do governo do Estado foram fundamentais em sua trajetória escolar. A estudante relata que a escola promoveu simulados de Matemática e Português, com cálculos importantes e interpretação de textos, além de aulas de reforço que motivaram os estudantes com entrega de medalhas e certificados. “Me sinto muito honrada em ter feito parte desse resultado, pois a educação nunca foi despesa, sempre foi investimento garantido. Os professores investiram o seu tempo, seu conhecimento, e nós, alunos, reconhecemos esse esforço que nos foi dado de bom grado, colocando ele em prática”, ressalta a estudante.

Na Região de Integração Tapajós, o município em destaque é Novo Progresso, com pontuação de 4,9, conquistando a primeira colocação em avanço no Ideb em escolas estaduais. É um dos municípios que não possuíam nenhuma pontuação no Índice anterior no Ensino Médio, e agora contribuem para o crescimento histórico da educação no Pará, um cenário muito otimista para a continuidade dos avanços do ensino no Estado.

Altamira, na Região de Integração Xingu, ficou em segundo lugar, com 4,7 no Ideb. Em terceira colocação, com 4,6 em desempenho, estão os municípios de Porto de Moz, também na Região Xingu, que apresentou maior crescimento em Nota Padronizada +34,4%.

Marituba, na Região de Integração Guajará, está em terceiro lugar, seguido por Bom Jesus do Tocantins, na Região de Integração Carajás.

Fonte: Agência Pará
Foto: Alex Ribeiro/ Ag. Pará

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