Ensino Médio na rede pública estadual avança em qualidade em todas as regiões do Pará e reduz a evasão escolar

O ano de 2024 marcou um avanço histórico na educação do estado do Pará após a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb). Com destaque nacional, a 6ª posição no ranking é a consagração do trabalho entre governo do estado e comunidade escolar evidenciado em todas as 12 regiões de integração. O crescimento do estado do Pará de 1,3 pontos no Índice, entre as edições de 2021 e 2023, foi o maior avanço na história do Ideb e é fruto de iniciativas bem elaboradas e executadas.

“Crescemos 1,3 pontos no Ideb entre as edições de 2021 e 2023, o que configura o maior crescimento na história do Ideb, na etapa do Ensino Médio. Assim, o Pará passa a ter a 6ª melhor educação pública do Brasil. Nós, que ocupávamos a 26ª colocação, temos agora o maior crescimento da história, estamos entre os melhores, sabendo que isto é fruto do trabalho extraordinário feito por milhares de pessoas, profissionais da educação, professores e professoras, da comunidade escolar, do envolvimento das famílias, de cada aluno e aluna, mas isto deve nos motivar a trabalhar cada vez mais e ao mesmo tempo ter a capacidade de entender onde ainda precisa investir para continuar a ter este melhoramento, no que diz respeito à rede estadual, escola por escola, na rede municipal, cidade por cidade, podendo cobrar o dever de cada município, para que as escolas municipais também possam responder e ter a certeza de que o passado em que o Pará estava em último, jamais deve voltar. Nós temos que ter a capacidade de construir cada vez mais esse novo tempo em que a educação pública paraense é uma referência para o Brasil”, enfatizou o governador do estado, Helder Barbalho.

Esse desempenho histórico é também, hoje, um mapa detalhado da educação pública estadual paraense e um norte para os planejamentos futuros.

Uma das primeiras e importantes medidas foi a retomada da produção e distribuição do material didático pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), uma das principais ferramentas de aprendizado em sala de aula que não era produzida no estado há mais de 30 anos. Todas as 12 Regiões de Integração do estado tiveram escolas públicas estaduais com melhoras nos índices educacionais. Ações simples como o reforço em português e matemática e a Busca Ativa, que mobiliza toda a comunidade escolar.

A Escola Estadual São Raimundo Nonato, em Santarém, na Região Baixo Amazonas, ficou na primeira colocação no crescimento no Ideb 2023, ao obter a nota de 5,6 no Ensino Médio, superando os 4,7 de 2021. Com o resultado, a escola estadual se põe entre as três melhores escolas da região norte. Ao lado dela estão a Escola Estadual Dom Pedro I Sede, na Região de Integração Xingu, com 5,5, superando o Ideb de anos anteriores, quando havia alcançado apenas 2,9 e 2,3. A unidade não obteve nenhuma pontuação em 2021 e a Escola Estadual Isaac Newton, na Região de Integração Tapajós, no sudoeste paraense, que saiu da nota de 4,9, em 2021, para 5,4, em 2023.

Também se destacaram as seguintes escolas estaduais: Rio Tocantins – CAIC, com 5,0, na Região de Integração Carajás; Dr. Ulysses Guimarães, pontuando 5,0, na Região de Integração Guajará; Santo Agostinho, com 4,9, na Região de Integração Marajó, e São Francisco Xavier, que também alcançou 4,9, na Região de Integração Tocantins.

Para Joelita de Castro, diretora da Escola Estadual São Raimundo Nonato, é muito gratificante saber que todos os esforços, o compromisso e a responsabilidade com a aprendizagem dos estudantes resultaram no 1° lugar do Pará, tanto no Ensino Fundamental (com 7,0), quanto no Ensino Médio.

“Foram realizadas muitas ações em conjunto com a comunidade educativa, que percorreram desde reuniões da equipe gestora com as famílias e os alunos das turmas envolvidas com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), criação de vídeos sobre o Saeb pelos próprios alunos que fizeram a prova, aulões de Matemática e Língua Portuguesa, oficinas do Prepara Pará, aulas de reforço no contraturno e, por fim, o compromisso que todos abraçaram, acreditando que nada é por acaso ou sorte, mas que é preciso traçar, em equipe, um bom plano de ação, e executá-lo fazendo todos se sentirem pertencentes àquilo que cada um acreditou ser possível realizar para alcançar um bom resultado”, destaca a diretora.

Na Região de Integração Tapajós, o município em destaque é Novo Progresso, com pontuação de 4,9, conquistando a primeira colocação em avanço no Ideb em escolas estaduais. É um dos municípios que não possuíam nenhuma pontuação no Índice anterior no Ensino Médio, e agora contribuem para o crescimento histórico da educação no Pará, um cenário muito otimista para a continuidade dos avanços do ensino no Estado.

Altamira, na Região de Integração Xingu, ficou em segundo lugar, com 4,7 no Ideb. Em terceira colocação, com 4,6 em desempenho, estão os municípios de Porto de Moz, também na Região Xingu, que apresentou maior crescimento em Nota Padronizada +34,4%.

Marituba, na Região de Integração Guajará, está em terceiro lugar, seguido por Bom Jesus do Tocantins, na Região de Integração Carajás.

Para Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação, esta é uma conquista que tem resultados positivos nas vidas de todos os estudantes do estado.

“Dedicação, afinco, foco, planejamento, determinação… São tantas palavras para descrever o que passamos no último ano, mas uma descreve o sentimento ao obter o resultado: recompensa! Por todas as metas alcançadas, crianças nas escolas, índices de educação aumentando e a certeza de que o Pará é capaz. Estávamos em 26º lugar e saltamos para o 6º lugar no Ideb, na etapa do Ensino Médio. Esse é o maior crescimento da história do Ideb”, disse o secretário.

Na atual gestão do executivo houve um aumento recorde do repasse aos municípios. Nas ações de valorização, se destacam o programa ‘Escola que Transforma’, que irá contemplar, com até mais 3,5 salários, os profissionais que atingirem as metas propostas no Ideb e o programa ‘Bora Estudar’ que beneficia estudantes, dentro de critérios para melhor desempenho com cheques de 10 mil reais. Serão contemplados 19 mil estudantes paraenses com melhor desempenho.

 

Por Rodrigo Neves com informações da Seduc
Imagem: Reprodução/ Seduc

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