Mais de 29 mil hectares de imóveis rurais são regularizados em Alenquer

Como parte do Programa Regulariza Pará, o governo do estado entregou, em solenidade na última terça-feira, 29 mil hectares de terras regularizadas na cidade de Alenquer, no oeste do Pará.

Guiado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o evento em forma de mutirão entregou Certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) para pequenos produtores rurais, principalmente voltados à agricultura familiar. 488 certificados foram entregues, o que beneficiou 357 homens e 131 mulheres, que agora possuem seus imóveis rurais de até 4 módulos fiscais regularizados.

O CAR é um registro de âmbito nacional, público e eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais que serve de base de dados para controle, monitoramento e planejamento tanto ambiental quanto econômico de propriedades e posses rurais. Produtores com o CAR em dia têm facilidade no acesso a políticas públicas voltadas à área rural como o crédito rural, além do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

 “A regularização ambiental rural é, sem dúvida, a porta de entrada de adesão a políticas públicas diversas, garantindo escoamento da produção, práticas sustentáveis e conservação. Esse avanço na regularização é um reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento social das comunidades de agricultores familiares do Estado”, afirma o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

O Programa Regulariza Pará é componente do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) que é uma iniciativa do estado do Pará à nível fundiário e ambiental. Através do programa, o estado tenta promover a sustentabilidade dos produtores a partir da proteção ao meio ambiente e fortalecimento da economia rural com benefícios que desenvolvam de forma sustentável e segura suas atividades.

 

Por Rodrigo Neves com informações da Semas

Imagem: Reprodução/Semas

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *