Acusado de mandar decapitar homem no Lago Grande é absolvido em júri popular
Na quinta-feira (05), o Tribunal do Júri de Santarém absolveu Jeferson Herculano da Silva, acusado de mandar matar Ubirajara Ribeiro de Melo na Comunidade do Piraquara, localizada no Distrito de Curuai, região do Lago Grande em Santarém.
A ação penal imputou ao réu a prática de homicídio qualificado e a defesa do acusado alegou as teses de negativa de autoria; absolvição por indubio pro reo; retirada das qualificadoras no tocante ao homicídio e a absolvição em relação aos delitos de corrupção de menores.
De acordo com o processo, ele teria encomendado a morte da vítima, mas os dois menores seriam os responsáveis por esfaquear e decapitar Ubirajara Ribeiro, além de levar a cabeça até Jeferson Herculano. Diante dos depoimentos contraditórios dos menores, as provas colhidas não foram suficientes para comprovar que ele seria o mandante do assassinato.
Após analisar tudo o que foi debatido em plenário, o Conselho de Sentença proferiu decisão por maioria de votos (4 a 3), pela absolvição das acusações contra Jeferson Herculano.
Os menores continuam apreendidos e Jeferson Herculano foi colocado em liberdade.
Ubirajara Ribeiro foi encontrado decapitado no quintal da casa da mãe no dia 20 de maio de 2023. Horas depois do crime, a cabeça foi encontrada em um igarapé e dois menores foram apreendidos. Segundo os adolescentes, eles teriam executado a vítima em troca de uma recompensa.
A motivação do crime seria uma desavença fútil entre vítima e acusado.
A matéria pode ser atualizada a qualquer momento*
Por Diene Moura
O Impacto
Foto: Reprodução