Prefeitura de Santarém decreta situação de emergência em áreas afetadas pela estiagem
A Prefeitura Municipal de Santarém declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem. O decreto de nº 583/2024, assinado pelo Prefeito Nélio Aguiar foi publicado nesta terça-feira (17).
O decreto ressalta a vazão das águas dos rios Amazonas e Tapajós, pois as regiões ribeirinhas do município apresentam dificuldades de transporte e escassez de água potável. As famílias geograficamente isoladas sofrem devido o desaparecimento das hidrovias ocasionado pela baixa das águas.
“A crise hídrica resultou na insuficiência da água potável, culminando na interrupção de atividade rotineiras em comunidades ribeirinhas em razão do desabastecimento de água e da inviabilidade de locomoção por outro meio que não o hidroviário, causando prejuízos de ordem social, econômica e humana, especialmente pela dificuldade de transpor e acessar água potável”, destaca o decreto.
A situação de emergência nas áreas do município conforme evidenciado no Parecer Técnico nº 001/2024, afeta com maior intensidade as áreas de rios do município e o Distrito de Alter do Chão, em Santarém.
O decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais e voluntários para atuarem sob o comando da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), nas ações que visam diminuir os efeitos da estiagem prolongada instalada no município, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.
Confira o decreto na íntegra aqui.
A matéria pode ser atualizada a qualquer momento*
Por Diene Moura
O Impacto
Foto: Reprodução