Equatorial Pará garante mais de 100 colaboradores atuando no Çairé 2024
A programação oficial do festival inicia nesta quinta-feira, 19, e se estende até a segunda-feira, 23.
A Equatorial Energia Pará montou um plano de operação para atender as necessidades da festa do Çairé, que ocorre, de 19 a 23 de setembro, em Alter do Chão, distrito localizado a 25 km da área urbana de Santarém, região do Baixo Amazonas.
Para garantir melhor qualidade, segurança e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica no local o evento conta com o reforço da subestação de energia inaugurada em fevereiro de 2022, além de equipes extras da distribuidora que estarão de prontidão para caso de eventualidades.
A operação iniciou com antecedência. Por toda a rodovia Everaldo Martins, que liga Santarém a Alter do Chão, as equipes realizaram serviços preventivos. Por exemplo, foram retirados galhos de árvores que cresceram demais e estavam próximos da fiação elétrica.
A empresa antecipou a inspeção nos circuitos por onde as alegorias dos botos Tucuxi e Rosa irão passar, ou seja, dos galpões até o lago dos botos e em toda o distrito, principalmente às proximidades da área principal do evento.
De acordo com o gerente de Manutenção da Equatorial em Santarém, Leandro Martins, a distribuidora monta toda uma estratégia de atuação, com equipes trabalhando antes, de forma preventiva, fazendo podas das árvores que causam risco a fiação elétrica, limpeza de faixa, manutenção de estrutura, trocando postes; durante toda a festa, para garantir que se ocorrer qualquer imprevisto, seja resolvido o mais rápido possível e, também, depois do Çairé, continuando dando o suporte para os moradores de Alter do Chão e localidades vizinhas.
“Desde 2022, a empresa colocou uma equipe fixa de atendimento emergencial e comercial, em Alter do Chão, para realizar um atendimento mais rápido, evitando aqueles descolamentos mais longos, por conta da distância entre a cidade e o distrito de Alter do Chão. Além da subestação de Alter do Chão, nós instalamos religadores telecomandadas, equipamentos que possibilitam manobras automáticas do circuito, quando falta energia ele tende a fazer manobras automáticas e restabelecer o fornecimento mais rápida sem a necessidade de enviar equipes operacionais”, explica.
Plano para Çairé 2024
Para o evento, a Equatorial Pará coloca em atuação equipes para atuar na subestação de alta tensão, equipes pesadas, para eventual troca de poste e transformador, equipes de linha viva e reforça o time de profissionais para atuação em caso de emergências. Serão 100 profissionais atuando para oferecer a melhor para o Çairé.
O objetivo é garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia, eliminando potenciais riscos e tratando com agilidade as situações emergenciais durante as festividades.
O Impacto com informações do Equatorial Pará