Cuidadores: Impulsionando a Inclusão Escolar

Por Venildo Hoff Galvão*
(OAB/PA 12326)

A inclusão escolar de crianças no espectro do autismo é uma jornada que exige o envolvimento de todos: família, educadores e cuidadores. Como pai de um garoto de 10 anos, tenho vivenciado a importância desse trabalho conjunto. A legislação brasileira, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), assegura o direito à educação inclusiva, mas a prática ainda apresenta desafios que precisam ser superados.

Um dos pilares fundamentais desse processo são os cuidadores. No caso do meu filho, o apoio de seu cuidador Pedro, que exerce sua função com excelência, tem sido essencial. Pedro não só garante a segurança e o bem-estar do meu filho, mas também se torna uma figura de confiança, ajudando-o a integrar socialmente e a desenvolver suas habilidades. Mesmo enfrentando desafios, como algumas “mordidas” ocasionais, sua dedicação e carinho são evidentes e profundamente valorizados. Peço desculpas ao Pedro pelas “mordidas” e agradeço sinceramente por todo o amor e paciência que ele demonstra diariamente.

A interação entre a família e a escola, com a presença de cuidadores como Pedro, cria um ambiente mais rico e favorável à aprendizagem. É através dessa colaboração que podemos entender melhor as necessidades de nossos filhos e trabalhar juntos em prol de um ambiente educacional inclusivo.

Agradeço a todos os profissionais da EMEFN. SRA.FÁTIMA que têm se esforçado para acolher e adaptar o ensino às particularidades das crianças no espectro do autismo bem como com outras necessidades. Juntos, continuamos a construir um futuro mais justo e inclusivo para nossas crianças, onde cada passo em direção à aceitação e à inclusão é uma conquista valiosa.

O Impacto

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