“Escola de Turismo” em Santarém ofertará cursos gratuitos e com apoio financeiro
Instituto Federal do Pará (IFPA) anunciou uma importante iniciativa: a implementação de uma Escola de Turismo que oferecerá cursos em vários municípios, incluindo Santarém, a partir de novembro.
Segundo a Instituição, o projeto visa atender tanto a comunidade interna quanto externa do IFPA. Serão 11 cursos disponíveis, com a previsão de formar 123 turmas e atender a um total de 4.760 alunos em diversas localidades, abrangendo a capital, a região metropolitana, as ilhas e os territórios do Baixo Amazonas e Salgado Paraense.
Além de Santarém, os campi de Belém, Bragança e Vigia também serão contemplados com a iniciativa.
A criação da Escola de Turismo é resultado de uma parceria com o Ministério do Turismo, que destinará R$ 3.877.000,00 para custear materiais permanentes, de consumo, bolsas para alunos e coordenadores, além do pagamento de professores e reformas estruturais necessárias.
O principal objetivo é capacitar profissionais que trabalham diretamente com o público, como taxistas, motoristas de aplicativo, atendentes de restaurantes e lanchonetes, além de empreendedores que atuam em hospedagens, eventos e roteiros turísticos.
Ainda de acordo com IFPA, os cursos serão oferecidos presencialmente, mas também serão gravados para possibilitar futuras turmas. Além disso, a escola disponibilizará cursos de Educação a Distância (EAD) através de uma plataforma criada pelo Ministério do Turismo. Os alunos participarão de formações com carga horária de 40 horas e receberão uma bolsa mensal de R$ 200,00 durante o período do curso.
Os cursos
Conforme o comunicado do IFPA, as opções de formação incluem Gestão de Negócios para o Turismo, Educação Ambiental e Sustentabilidade para o Turismo, Governança para a Hospedagem Familiar, Condutor de Atrativos Turísticos, Qualidade no Atendimento aos Turistas nas Ilhas, Organizador de Eventos, Camareira, Elaborador de Roteiros Regionais, além de cursos de Inglês e Espanhol, e Técnico em Guia de Turismo.
A iniciativa também se alinha com a preparação para a COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025. Keila Mourão, Pró-Reitora de Extensão do IFPA, destaca que a escola terá um papel fundamental na capacitação e atualização dos empreendimentos que já atuam no ramo, além de inserir novos profissionais no mercado.
“O potencial turístico do estado do Pará é enorme, mas frequentemente enfrenta desafios devido à baixa capacitação na área. Essa escola irá proporcionar formações que não apenas atendem à demanda atual, mas também se preparam para o legado pós-COP 30, tornando-se referência na qualificação profissional e impulsionando o setor turístico, gerando mais emprego e renda”, explica Mourão.
Com a implementação da Escola de Turismo, o IFPA busca não apenas atender a uma demanda imediata, mas também criar um impacto duradouro na formação de profissionais qualificados que contribuirão para o desenvolvimento do turismo no Pará.
Portanto, se você se interessa ou conhece uma pessoa que queira participar dos cursos, fique atento às informações que deverão ser divulgadas nos próximos dias na imprensa e no site da Instituição (https://ifpa.edu.br).
Em Santarém, o IFPA fica localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, 621, no bairro Interventoria.
O Impacto com informações do IFPA