Caso Jonas: Problema de internet cancela julgamento de réus; data remarcada

Em Santarém, o Tribunal do Júri que iniciou na quinta-feira (24) visando o julgamento dos réus Marcos Elielson Silva e Rony Morelle Ribeiro da Silva, foi cancelado devido a problema de internet ocasionado pelo rompimento do cabo de fibra óptica, que impossibilitou o depoimento das vítimas que estão presas no município de Santa Izabel, no Pará.

O Ministério Público pediu a dissolução do Conselho e adiamento da sessão devido à falta de internet da PRODEPA que fornece o serviço para Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) e ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA).

De acordo com Flávio Lauande, juiz de Direito e Titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Santarém, “que a defesa, em razão do adiamento, requereu a revogação das prisões preventivas dos réus.

Assim, a prisão da dupla Marcos e Rony foi revogada, em complemento o Ministério Público pediu que as vítimas fossem trazidas pela SEAP para serem custodiadas em Santarém para participarem presencialmente do Júri remarcado para o dia 1 de julho de 2025.

Marcos Elielson Silva de Sousa foi detido no dia 10 de março de 2023, por força de um mandado de prisão preventiva pelo crime de homicídio, já o réu Rony, conhecido popularmente como ‘Baiano’, seria julgado pela terceira vez. Recentemente foi condenado a 29 anos de reclusão envolvido na morte de Francisco Pereira dos Santos Neto, morto em 09 de janeiro de 2023.

Além de Jonas Soares Cerdeira, mais quatro pessoas sofreram tentativa de homicídio, que são Ronald de Castro, Diego Viana de Jesus, Gideão Viana de Jesus e Edilson Correa Cerdeira.

O crime

Ocorrido na tarde de terça-feira do dia 31 de janeiro de 2023, o crime aconteceu em uma invasão localizada na rua F, do bairro do Maracanã, em Santarém.

Jonas estava em frente à residência capinando quando foi surpreendido por ocupantes de um carro preto que dispararam diversas vezes contra ele, atingindo também Ronald de Castro Cardoso.

Jonas foi ferido na região do tórax e morreu ainda no local. Já Ronald, atingido no abdômen, foi socorrido e escapou da morte.

Por Wandra Trindade

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *