Em Alter do chão, nova estação de tratamento de água atenderá mais de 14 mil pessoas
Considerada um dos destinos turísticos mais convidativos do Brasil e com uma das praias de água doce mais bonitas do mundo, a vila de Alter do Chão segue recebendo investimentos que procuram melhorar suas necessidades tanto como local habitacional quanto região turística.
Um desses investimentos é a nova Estação de Tratamento de Água. Com capacidade para atender em média 14 mil pessoas, o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto construído pela Cosanpa, que já recebe os ajustes finais para ser entregue à população, será o primeiro da história de Alter do Chão.
Profissionais da Companhia já executam o controle de qualidade e a análise da água bruta que é captada, por meio do poço profundo responsável pelo abastecimento dos reservatórios que vão atender à população.
O poço em questão tem 210 m³/h de vazão e dois reservatórios com capacidade de 400m³ e 300m³. Serão 39 km de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares, das quais mais de 1.300 já foram realizadas nos bairros Carauarí, União, Centro e Jacundá.
“Para segurança dos consumidores foi analisado o pH, que é uma medida do potencial hidrogeniônico, que indica o nível de acidez, neutralidade ou alcalinidade do líquido, além da turbidez, a cor aparente, coliformes totais e termotolerantes. Os parâmetros analisados estão de acordo com a Portaria GM/MS n.º 888/2021 do Ministério da Saúde”, explicou Júlia Carvalho, engenheira Sanitarista da Cosanpa.
Todo material coletado foi analisado no laboratório da Companhia, em Santarém, para onde serão enviadas outras amostras de acompanhamento dos resultados e qualidade até a entrega do Sistema. A intenção é manter o monitoramento frequente após a entrega do novo sistema de abastecimento, medida que garantirá água adequada aos padrões de potabilidade.
Paralela a esta obra, está a do Sistema de Esgotamento Sanitário, também inédito em Alter do Chão, que não possui destinação correta ao esgoto. Serão 25 km de rede coletora de esgoto, uma Estação de Tratamento, 5 km de emissário de esgoto tratado, além de 1.035 ligações domiciliares.
“Essas duas obras são uma demanda antiga dos moradores e vão beneficiar quem mora aqui e as centenas de turistas que visitam o Caribe Amazônico todos os anos. Nosso compromisso é contribuir com o desenvolvimento do Estado e melhorar a qualidade de vida das pessoas através desse bem essencial que é a água. É uma determinação do governador Helder Barbalho e da vice Hana, que a gente realize visitas técnicas e dê celeridade nessas obras, que serão um marco na história de Alter do Chão. Os moradores daqui merecem, os turistas… Alter precisa da nossa atenção. E nós estamos aqui para oferecer o melhor”, declarou o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.
Por Rodrigo Neves om informações da Cosanpa
O Impacto