Delegado é exonerado após ser preso suspeito de golpes milionários contra bancos no PA
O delegado Arthur Nobre foi exonerado na terça-feira (22) da função de diretor da Seccional do Comércio após ser preso suspeito de envolvimento em um esquema de obtenção de empréstimos milionários por meio de fraudes, em Belém.
A decisão de exonerar Arthur Afonso Nobre de Araujo Sobrinho do cargo em comissão foi publicada no Diário Oficial do Estado, pelo Chefe da Casa Civil, Luiziel Guedes. O g1 tenta contato com a defesa do suspeito.
A Polícia Civil informou que novo delegado titular da Seccional do Comércio se chama João Bosco de Andrade Fagioli.
Arthur Nobre foi preso no dia 18 de outubro, após se apresentar na Corregedoria da Polícia Civil. Ele estava foragido desde o dia 14 de outubro.
Segundo as investigações, o delegado teria ligação com crimes de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.
A Polícia acredita que o delegado tenha participação em um esquema que lucrou mais de R$ 10 milhões com empresas de fachada, geralmente no setor de construção civil, onde apresentavam documentos falsos de imóveis inexistentes como garantia para a obtenção de empréstimos bancários.
O caso foi denunciado em 2022 por um fundo de investimentos de São Paulo. O ministério público investiga o caso, que está em segredo de justiça.
Outras pessoas chegaram a ser presas na operação, como o ex-cartorário Diego Kós Miranda, a advogada Giseanny Valéria Nascimento da Costa e um empresário.
Fonte: g1 PA