Celebrando conquistas, São Francisco completa 95 anos de olho no futuro

O Clube terá pela frente grandes desafios em 2025, entre eles a disputa da Série A do Parazão, a Copa Grão Pará e a Copa do Brasil.

Um dos maiores clubes de futebol da Amazônia, o São Francisco Futebol Clube, completa 95 anos de fundação nesta quarta-feira, 30. A data é comemorada lembrando as lutas e as conquistas, sem esquecer o olhar para o futuro.

Fundado em 30 de outubro de 1929, o Leão do Tapajós tem em sua galeria 26 títulos do Campeonato Santareno, entre eles um heptacampeonato de 1950 a 1956 e um pentacampeonato de 1983 a 1987.

No futebol profissional, o Leão tem em sua galeria um título do Campeonato Paraense da série B, em 1997, e o título da Taça Estado do Pará, o segundo turno do Parazão em 2016.

O clube também foi vice-campeão paraense da Série A, em 2016, e vice-campeão da Série B, em 2018 e 2022.

Olhar para o futuro

Mesmo longe da torcida e do estádio Colosso do Tapajós, o São Francisco vai disputar, em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, a Série A do Parazão.

Com uma base sólida, o clube teve neste ano uma das melhores temporadas no futebol profissional, com o quinto lugar geral no Parazão e o vice-campeonato na primeira edição da Copa Grão-Pará, que garantiu ao Leão o direito de disputar a Copa do Brasil de 2025.

A Copa do Brasil é o torneio com maior visibilidade no cenário nacional, reunindo clubes de todas as regiões do Brasil.

“Depois de sete anos, o clube voltará a jogar uma competição nacional e estamos falando da milionária Copa do Brasil, que será a grande vitrine para o São Francisco em 2025. A disputa da Copa do Brasil vai ajudar o São Francisco a desenvolver ainda mais a sua estrutura física, com investimento nos três campos de futebol do seu Centro de Treinamento, que é o local de preparação das nossas categorias de base. Além disso, pretendemos montar um elenco forte para que possamos disputar a elite do Parazão, nosso objetivo é conquistar o título e obter calendário para as competições nacionais, por exemplo o Campeonato Brasileiro da Série D. Não vai ser fácil. É necessário lembrar que vamos jogar pelo quinto ano seguido fora de casa e sem estádio, mas tenho certeza que com o apoio de cada torcedor azulino e de nossa diretoria podemos levar o São Francisco a lugares mais altos na temporada do ano que vem”, afirma o presidente do clube, Valdir Matias Jr.

Ascom SFFC

3 comentários em “Celebrando conquistas, São Francisco completa 95 anos de olho no futuro

  • 30 de outubro de 2024 em 16:51
    Permalink

    Parabéns ao Leão Azul Santareno por mais um ano existência. Infelizmente não vai poder mandar o jogo da copa do Brasil em Santarém, devido principalmente a inércia e incompetência desses políticos INÚTEIS (Nélio, Zé Maria, Hélder & Cia). Vai aqui uma sugestão a atual diretoria, com o valor que o clube vai receber de quota da copa do Brasil, comprem um imóvel para fazer uma sede.

    Resposta
  • 30 de outubro de 2024 em 16:03
    Permalink

    Está passando da hora do Leão do Tapajós se consolidar no cenário estadual e até nacional. Pra isso se concretizar se faz necessário o clube se profissionalizar de verdade, investindo em estrutura e performance de alto rendimento o que demanda vultosos recursos financeiros. O São Francisco bem que poderia tentar viabilizar uma SAF, já q esse modelo veio pra mudar a maneira de gerenciamento do futebol atualmente. Sem dinheiro não se administra um clube esportivo, e sobreviver com esses parcos recursos públicos, é inviável. A diretoria tem q buscar vender a imagem do clube além do Estado do Pará. Uma sugestão seria fazer uma parceria com algum clube do sudeste do país que cederia atletas que estão com a idade estourada nas divisões de base e mesclar com outros de comprovada qualidade técnica. Empresas poderiam ser parceiras estampando suas marcas nos uniformes do clube. Outras iniciativas também podem ser implementadas. A diretoria pode viabilizar isso. É URGENTE o São Francisco construir sua sede social.Um clube dessa grandeza não pode ficar abrigado em um puchadinho alugado. Enfim, Valdir Matias tem muito trabalho pela frente. Quiçá obtenha êxito à frente de tão glorioso clube que honra o futebol santareno. Salve o Leão do Tapajos.

    Resposta
    • 30 de outubro de 2024 em 16:52
      Permalink

      Parabéns ao Leão Azul Santareno por mais um ano existência. Infelizmente não vai poder mandar o jogo da copa do Brasil em Santarém, devido principalmente a inércia e incompetência desses políticos INÚTEIS (Nélio, Zé Maria, Hélder & Cia). Vai aqui uma sugestão a atual diretoria, com o valor que o clube vai receber de quota da copa do Brasil, comprem um imóvel para fazer uma sede.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *