Ação da PM realiza a maior apreensão de fuzis no Pará

Foi feita na última terça-feira (5) a maior apreensão de armas tipo fuzil no estado do Pará. Foram apreendidos 16 fuzis AK-47, transportados por via fluvial, vindos dos Suriname. A ação, que envolveu agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil, também prendeu quatro homens em flagrante.

A ação integrada teve início após uma denúncia anônima levar o 31º Batalhão de Polícia Militar a rondas pela malha fluvial de Abaetetuba. A equipe então identificou a embarcação de nome Beto, vinda do Suriname, a 5 quilômetros de distância do rio Maratauíra, no Baixo Tocantins. Na embarcação foram encontrados 13 fuzis 556, e mais 3 fuzis 762, além de munições. Os armamentos e as munições foram identificados escondidos dentro de cilindros. O dono da embarcação não foi encontrado.

O Material apreendido foi encaminhado à Unidade de Polícia Civil de Abaetetuba onde será periciado pela Polícia Científica do Estado. Já os quatro homens passaram pelos procedimentos cabíveis e vão responder pelos crimes de associação criminosa, porte ilegal de armas e munições de fogo, além de contrabando. As equipes policiais seguem na busca pelo dono da embarcação.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a ação integrada é resultado do trabalho intenso e contínuo que vem sendo feito pelas forças de segurança do estado para desarticular o crime organizado e do esforço em coibir a criminalidade no Pará.

“Essa apreensão representa um baque muito grande nas organizações criminosas. Nessa ação foram apreendidos 16 fuzis, sendo 3 calibre 762 e 13 calibre 556, fruto de um trabalho integrado da Polícia Militar com a Polícia Civil, resultando na retirada desses fuzis, que sem dúvida, nós estamos evitando muitos crimes com essa grande apreensão de armamentos ocorrida na área de Abaetetuba. Trabalhamos por todo o estado, com objetivo de reduzir a criminalidade, desarmando as organizações criminosas, e principalmente, sabendo que após a apreensão dessas armas de grosso calibre, estamos realizando mais uma conquista positiva, de forma integrada, para combater cada dia mais os crimes e garantir sempre mais segurança para todo o povo do Pará”, disse o Cel. PM. Dilson Júnior.

De acordo com dados da Segup, somente em 2024, o estado já contabiliza a apreensão de 22 fuzis.

Por Rodrigo Neves

Imagem: Divulgação/PMPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *