Começa o pagamento de auxílio para pescadores afetados pela seca em Santarém e região
O governo federal começou o pagamento do Auxílio Extraordinário às famílias de 148 mil pescadores afetados pela seca que atinge a região norte do Brasil. O benefício, no valor de R$ 2.824, foi depositado na Caixa Econômica Federal, em parcela única, diretamente na conta do beneficiário ou em conta poupança social digital aberta pelo banco, de forma automática, para este fim. O Ministério da Pesca e Aquicultura prevê um total de R$ 418 milhões pagos.
O auxílio foi instituído pelo governo federal por meio da Medida Provisória (MP) 1.263/2024 criada para atender as famílias de pescadores artesanais, que têm relação de dependência e subsistência com as águas da região, afetadas pela seca extrema e prolongada que atinge o norte do país desde junho deste ano.
No Pará, além da capital Belém e de Muaná, na Ilha de Marajó, trabalhadores dos municípios de Santarém, Óbidos, Oriximiná e outros 16 municípios do estado também poderão sacar o valor.
São elegíveis ao auxílio os pescadores e pescadoras que receberam o seguro-desemprego do pescador artesanal e que moram em municípios da Região Norte em situação de emergência decorrente de seca ou estiagem, reconhecida pelo Poder Executivo Federal e cadastrados pelo referido município até o dia 8 de outubro.
Dúvidas sobre a concessão do Auxílio deverão ser verificadas junto ao canal de atendimento do Ministério da Pesca e Aquicultura, através do e-mail auxilio@mpa.gov.br .
Lista dos municípios paraenses contemplados:
Alenquer, Aveiro, Bannach, Belém, Curuá, Itupiranga, Jacareacanga, Juruti, Monte Alegre, Muaná, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Pau D’Arco, Porto de Moz, Prainha, Santana do Araguaia, Santarém, São Félix do Xingu, Terra Santa, Trairão.
Por Rodrigo Neves
Imagem: Reprodução/Agência Brasil