Bocão Ed. 1.538
PRESIDENTE DA CÂMARA
A Coluna tomou conhecimento que o nome do vereador Jandeilson é um dos fortes para a presidência da Câmara de Santarém com apoio do prefeito Nélio. Pode surpreender o vereador Erasmo que também pretende a presidência.
PENSANDO EM 2026
A coluna recebeu de um comentarista político a seguinte mensagem: “A meu ver, Maria do Carmo saiu fortalecida dessa campanha, ainda mais agora com a possibilidade de liderar uma secretaria no governo, suas chances de uma vaga federal aumentaram bastante”.
PENSANDO EM 2026 2
“O eleitorado da Maria é o oposto ao do Henderson, que tentará a reeleição, diferentemente em uma disputa possível com Nélio e o Henderson por uma vaga federal, pois teriam uma disputa entre os mesmos eleitores, assim também como pelas mesmas lideranças. Nélio foi convidado a assumir uma secretaria do governo Helder para melhorar ainda mais suas possibilidades”.
PENSANDO EM 2026 3
“Na minha humilde opinião, os melhores caminhos para o Nélio passam pela escolha entre a Assembleia Estadual, optando pela segurança de um cargo eletivo assegurado pela sua excelente aprovação junto ao eleitorado Santareno, ou pelo cargo de vice na chapa do governo do estado, sendo o mais apropriado, a meu ver, tanto pela sua relevância política no estado, como pela grande liderança política no Oeste do Pará que Nélio Aguiar se tornou nesses dois mandatos à frente da prefeitura de Santarém”.
PENSANDO EM 2026 4
“No entanto, esse reconhecimento deve vir merecidamente do governador Hélder, reconhecendo o protagonismo e o trabalho incansável de Nélio na pavimentação da vitória de Zé Maria ao cargo de prefeito de Santarém”.
PENSANDO EM 2026 5
“Daqui para frente, Nélio, Maria e Henderson, devem lutar pelos seus espaços, já que nenhum depende do outro. Vai ser uma difícil luta, já que João Pingarilho corre por fora com amplas possibilidades de assumir uma vaga da Assembleia Legislativa e vai lutar para continuar na casa e tem poder político para isso”.
AIRTON PORTELA
O Juiz Federal Dr. Airton trabalhou por vários anos em Santarém e sempre demonstrou honestidade, competência, dedicação e imparcialidade. Dr. Airton não admite que pessoas imbuídas de rancor, frustração e sentimento pessoal, misturem esses sentimentos com a técnica jurídica.
AIRTON PORTELA 2
Por esse motivo, Dr. Airton vai processar todas as pessoas que teceram comentários criminosos contra sua pessoa e não vai deixar essa investigação da Polícia Federal ficar no esquecimento. A nossa Polícia Federal é ativa e competente e vai agir para apurar e calar essas pessoas.
ALERTA GOLPE DETRAN
O Detran Pará alerta que não envia notificação via SMS ou Whatsapp em casos de processos de suspensão de CNH e notificação de infração. O único mecanismo de envio de notificação é via correios ou acesso online no APP CDT (Carteira Nacional de Trânsito), que ainda disponibiliza descontos no pagamento.
ALERTA GOLPE DETRAN 2
As unidades de todos os departamentos do Brasil chamam a atenção para mensagens recebidas que direcionam o cidadão para sites maliciosos que roubam os dados. Os criminosos agem enviando mensagens de texto se passando pelo Detran e alegam que o condutor teve sua CNH suspensa ou cassada.
ALERTA GOLPE DETRAN 3
As mensagens contêm links que, quando acessados, direcionam a pessoa para sites falsos que simulam o sistema do governo federal, o gov.br, e apresentam formulários ou boletos que pedem dados pessoais dos usuários. Além de pedir informações pessoais, os sites mostram supostas infrações cometidas e seus valores, com um campo com a opção “regularizar”.
ALERTA GOLPE DETRAN 4
O Detran informa que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial do Estado.
ALERTA GOLPE DETRAN 5
Por fim, o site do Governo Federal por meio do órgão de trânsito recomenda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais: Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran do estado ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Também é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.
TRECHO INTERDITADO
Iniciou o processo de implantação da rede de drenagem profunda no trecho entre a Rua Belo Horizonte e a rotatória da Avenida Moaçara. A obra faz parte da reta final da duplicação da Avenida Cuiabá. O serviço é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
TRECHO INTERDITADO 2
Para implantar os tubos de concreto no local que era cenário de recorrentes alagamentos, devido o recebimento de águas fluviais de diferentes locais da Zona Sul de Santarém, é necessário interditar totalmente o perímetro. A empresa executa o serviço de assentamento das manilhas para drenagem.
TRECHO INTERDITADO 3
O local, também considerado relativamente baixo, acabava contribuindo para que a água ficasse acumulada. Por este motivo, requer atenção dos condutores, já que rotas alternativas devem ser usadas principalmente de veículos pesados. O compromisso da gestão do Prefeito Nélio Aguiar foi sempre pensando na população que vem de outros municípios à Santarém ou até mesmo daqueles que sofriam para chegar em casa em dias de chuva.
PANCADÃO NA ORLA
Amigos reunidos, cadeira de praia, copo stanley, caixa térmica recheada de bebida e um ‘paredão’ acoplado em um veículo com som que ultrapassa quarteirões é o ‘combo’ perfeito para os jovens que tomam conta das proximidades do Museu e Centro Cultural João Fona.
PANCADÃO NA ORLA 2
O pancadão inicia muitas vezes no início da madrugada, onde muitos saem das festas e se reúnem para confraternizar, descer até o chão e se embriagar. Se divertir não é errado, mas a partir do momento que interfere no direito do próximo às leis devem ser cumpridas, já que muitos moradores das proximidades são os mais prejudicados. Crianças com autismo, idosos, pessoas doentes, perdem a paz dentro de casa, devido a ‘baderna’ instalada na orla.
PANCADÃO NA ORLA 3
O problema é antigo. Embora ainda aconteçam algumas operações realizadas pelos órgãos de segurança pública para coibir, este tipo de situação ainda persiste e aparentemente está longe de acabar. O que fazer? Quais seriam os métodos mais estratégicos? Apreender aparelhagem ou conduzir indivíduos à delegacia já não bastam! É preciso tomar medidas drásticas, mas eficazes!
Por Baía