Ufopa abre inscrições para curso EAD de gestão étnico-racial e quilombola
Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Campus Oriximiná da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com inscrições abertas, até o próximo dia 30 de novembro, para as 3.700 vagas do curso “Formação para a docência e gestão de relações étnico-raciais e quilombolas”, em formato de educação a distância (EAD). O curso é ofertado por meio da Coordenadoria de Educação a Distância (Cedufopa).
Podem inscrever-se profissionais que atuam na educação básica: diretores, professores, secretários, coordenadores, auxiliares administrativos e de serviços gerais, agentes de portaria, merendeiras, auxiliares de classe, cuidadores, sendo efetivos ou contratados. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet por meio do formulário eletrônico disponível no final deste texto.
Sobre o curso – Com carga horária de 120 horas, o curso é formado por quatro módulos: 1. Panorama etnico-racial e quilombola brasileiro; 2. Culturas e territorialidades; 3. Educação antirracista na prática; e 4. Gestão democrática para a diversidade. As aulas serão ministradas por meio da plataforma Moodle, o que permite maior flexibilidade nos estudos.
“Além de contribuir para a formação continuada dos docentes, a iniciativa destaca-se pela relevância na promoção da educação inclusiva e antirracista, especialmente na região do Baixo Amazonas, marcada por uma rica diversidade cultural e histórica. A capacitação busca preparar os educadores para atuar de forma mais consciente e eficaz em um contexto de relações étnico-raciais, fortalecendo o papel da escola como espaço de transformação social”, explica a coordenação do curso.
Confira AQUI o formulário eletrônico de inscrições, que serão feitas exclusivamente on-line somente até dia 30 de novembro de 2024.
Será necessário preencher os campos do formulário, além de anexar a documentação que comprove o vínculo com a educação básica.
Fonte: Ufopa