Secretário de Meio Ambiente falta em audiência para debater queimadas em Santarém

Embora convocado, o Secretário de Meio Ambiente do Pará, Raul Protázio Romão, não compareceu na reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), realizada para debater o enfrentamento na prevenção de queimadas e incêndios, principalmente, em Santarém.

As queimadas têm impactado a região do Oeste do Pará, não somente na área de meio ambiente. A saúde da população está em risco. De acordo com levantamentos da Prefeitura, foram mais de seis mil atendimentos causados por problemas respiratórios em um período de três meses.

Diante da emergência e calamidade, o deputado Rogério Barra, que aprovou o requerimento de convocação do secretário, lamentou o descaso do Governo Estadual.

“Ressaltar que a Assembleia Legislativa é a casa do povo e quando uma instituição, através de uma pessoa, no caso, o secretário da Semas, não vem aqui após um convite, e sequer manda representante, que foi o caso da sessão anterior”, argumenta, seguindo. “Nesta, através de uma convocação aprovada por um requerimento de minha autoria na Comissão de Meio Ambiente, o secretário novamente faltou, dizendo que estava em São Paulo. Ele estava sendo convocado e não mais convidado. Isso mostra a importância que o Estado dá para essa problemática”, declarou Barra.

O deputado alega que os focos de incêndio estão em Santarém, ampliando-se por regiões diversas no Pará, como Marajó, Paragominas, Baixo Tocantins, Moju e Mosqueiro. Rogério Barra pediu esclarecimentos sobre um plano de ação, recomendando medidas integradas entre os diversos órgãos federais. “Precisamos ter um protocolo efetivo para combate”.

Fonte: Ascom Deputado Rogério Barra

Foto: Divulgação

Um comentário em “Secretário de Meio Ambiente falta em audiência para debater queimadas em Santarém

  • 5 de dezembro de 2024 em 05:26
    Permalink

    Realmente é descaso e falta de compromisso e cuidado com o meio ambiente. Moro em Santarém, tenho 63 anos , estou passando como muitas outras pessoas, por sérias dificuldades de falta de ar, olhos lagrimejantes e secura constante na garganta. Estamos apresentando um cansaço extremo para andar e fazer nossas atividades cotidianas. Faz mais de 2 meses que não vemos a noite as estrelas e durante o dia o céu azul e nuvens brancas. A fumaça está em todos os lugares, contaminando os nossos pulmões e delimitando cada atividade que fazemos. E muito fácil que têm acesso há ambientes resģuardados da fumaça e refrigerados. Esperamos urgentemente providências, queremos viver plenamente e ter um ar que tínhamos de qualidade. cadê os nosdos ” governantes ” ????????????????????

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *