MDB em Alta

Por Fábio Maia

O Pará conta hoje com dois ministros paraenses no governo federal: Celso Sabino, do União Brasil, na pasta do Ministério do Turismo, e Jader Filho, do MDB, no Ministério das Cidades. Ambos têm protagonismo e desempenham um ótimo trabalho pelo Estado, o que, por si só, já seria suficiente para colocar o Pará no cenário político nacional.

Fortalecimento do MDB

No entanto, ninguém pode negar que o MDB, partido do governador Helder Barbalho e seu mais ilustre correligionário, e do ministro Jader Filho, presidente estadual da sigla, saiu fortalecido das eleições municipais deste ano. O desempenho positivo do MDB nas eleições municipais não apenas fortaleceu o partido, mas também pode levá-lo a um protagonismo na eleição presidencial de 2026.

Atualmente, o partido participa tanto do governo federal quanto da administração de grandes capitais, como São Paulo. A vitória do MDB, especialmente na capital paulista, com a reeleição do prefeito Ricardo Nunes, fortaleceu ainda mais a posição do partido a nível nacional.

A Atuação de Helder Barbalho no Pará

No Pará, não foi diferente. Helder Barbalho se destacou como um grande articulador político e exímio estrategista nessas eleições municipais. Sua atuação não se limitou a Belém, mas se estendeu por todo o estado, costurando acordos políticos e unindo grupos vitoriosos em mais de 80 dos 144 municípios do estado, o que é digno de aplausos.

Em uma eleição municipal, é mais relevante para um prefeito ter o apoio do governador do que o do presidente da República. O peso da participação do governador como cabo eleitoral é, muitas vezes, decisivo, e Helder Barbalho cumpriu muito bem seu dever.

Perspectivas Futuras para Helder Barbalho

Para Helder Barbalho, com uma aprovação de 81% de sua gestão e a visibilidade proporcionada pela COP30, seu excelente desempenho nas eleições municipais e o fortalecimento do MDB no cenário nacional estão alicerçando o governador paraense para alçar voos mais altos. Ele pode, por exemplo, postular uma vaga de vice-presidente em uma possível chapa entre PT e MDB em 2026.

Não podemos bater o martelo sobre a certeza dessa previsão, mas ninguém pode negar essa possibilidade. É inegável que Helder esteja trabalhando nos bastidores para alcançar esse mais novo objetivo em sua carreira política de sucesso.

E, pensando bem, vamos convir! Nesse cenário ganharia o Pará e o povo paraense, tendo um representante não só do estado, mas de toda região norte ocupando seu espaço e influência no Palácio do Planalto.

O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *